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Terremoto: Um perigo cada vez mais presente na nossa vida!

Autor e Co-autor(es)

Andréa Marques Leão Doescher imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Natureza e as questões sócio-ambientais
Ensino Médio Física Universo, terra e vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas o aluno poderá conhecer e compreender como ocorrem os terremotos, além de aprender como se calcula a intensidade destes. Além disso, poderão aprender o que são placas tectônicas e como se proteger dos terremotos. Também serão discutidos os Tsunamis nestas aulas.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.

Motivação:

O professor deverá iniciar a aula, na sala de aula, orientando com que os alunos formem grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes e distribua a cada grupo uma das reportagens sugeridas abaixo:

Observação: O professor poderá imprimir as matérias jornalísticas em cópias suficientes a todos.

http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=158118
http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo.phtml?tl=1&id=929983&tit=Soterrados-por-terremoto-podem-chegar-a-3-mil-na-Indonesia
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-212,cd-220057.htm
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/10/01/e011010171.asp
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1323065-10406,00-TERREMOTO+PROVOCA+TSUNAMI+NO+PACIFICO.html

Após cada grupo analisar e discutir sua reportagem, o professor deverá promover um debate entre todos os alunos, de forma que ambas as reportagens sejam conhecidas por todos.

Em seguida, o professor deverá instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, perguntando por que ocorre um terremoto (Fig. 1) e como evitá-lo.

Figura 1 – Imagem de uma rodovia depois de um terremoto.
Imagem disponível em: http://otavionapeneira.zip.net/images/terremoto.jpg. Acesso em: 04 Out 2009

Neste momento, questione os alunos o quão perigoso é um terremoto e se alguém já presenciou este fenômeno, e peça para que este fale sobre o ocorrido. Durante o debate, esclareça as dúvidas que surgirem.

Após ouvir a opinião dos alunos, o professor deverá dizer que estás questões serão respondidas nas próximas atividades e que será visualizado os locais com maior risco de terremotos e equipamentos que medem sua intensidade.

Atividade 1

Em seguida, o professor deverá exibir o recurso (Fig. 2), postado abaixo, que se trata de três vídeos de aproximadamente 2 minutos cada, cujo objetivo é explicar os terremotos.

Recursos:Como funcionam os terremotos - parte 1
Link do Recurso no site do Como Tudo Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremotos-1-video.htm

Figura 2 – Imagem do primeiro vídeo.

Como funcionam os terremotos - parte 2
Link do Recurso no site do Como Tudo Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremotos-2-video.htm

Figura 3 – Imagem do segundo vídeo.

Como funcionam os terremotos - parte 3
Link do Recur so no site do Como Tud o Funciona:
http://videos.hsw.uol.com.br/terremot os-3-video.htm

Figura 4 – Imagem do segundo vídeo.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Estes vídeos (Fig. 2, 3 e 4) explicam porque ocorre os terremotos e demonstram como funciona o sismógrafo, equipamento utilizado para medir a intensidade dos terremotos.

Após visualizar os vídeos, questione os alunos sobre a importância de um sismógrafo e qual a influência da movimentação das placas tectônicas na causa dos terremotos.

Atividade 2

Na atividade anterior foi visto as principais ideias a cerca dos terremotos, assim sendo, nesta atividade discutiremos estes fundamentos (sismógrafo, placas tectônicas, escala Richter).

Neste momento, na sala de informática, peça para que cada grupo pesquise na internet e em livros sobre um determinado assunto sugerido abaixo, é sugerido um tempo de quinze (15) minutos para a realização desta pesquisa.

Temas a serem pesquisado:

• Sismógrafo;
• Placas Tectônicas;
• Risco de terremotos no Brasil;
• Escala Richter;
• Como agir no caso de terremotos;
• Os terremotos mais importantes da histórica.

Sugestão de sites:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u9284.shtml
http://ciencia.hsw.uol.com.br/terremotos.htm
http://www.unb.br/ig/sis/terremo.htm
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-se-mede-forca-terremotos-abalos-sismicos-489737.shtml
http://www.igc.usp.br/geologia/a_terra.php

Após cada grupo pesquisar e anotar as informações mais importantes será feito uma atividade chamada de Mural Jornal (Fig. 5).

Figura 5 – Jornal Mural.
Imagem disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg. Acesso em: 08 Out 2009

Esta atividade consiste com que a sala faça um jornal que ficará exposto no corredor da escola, sendo que neste exemplar será apresentado o tema Terremoto. As informações a serem colocadas neste, jornal, deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas. Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013) poderá esclarecer quaisquer dúvidas.


SUGESTÃO

Questione os alunos se eles sabem o que é um Tsunami (Fig. 5) e se quando ocorre um terremoto no mar, pode ocasionar um tsunami.

Figura 5 – Tsunami.
Imagem disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/infograficos/como_se_forma_tsunami.jpg. Acesso em: 04 Out 2009

Sugira que eles pesquisem na internet ou em livros sobre os Tsunamis e sua relação com a Física, e apresentem na próxima aula suas pesquisas. Favoreça com que cada grupo apresente e explique os tsunamis, os incidentes mais famosos e se existe algum método de evitar essa catástrofe.

Sugestões de Sites:

http://www.geomundo.com.br/meio-ambiente-40130.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tsunami2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsunami
http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2004/tragedianaasia/como_ocorre_um_tsunami.shtml
http://froog.com.br/como-acontece-tsunami/

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas discussões, na pesquisa, no debate e peça para que cada aluno pesquise e recorte uma reportagem que trate sobre o assunto terremoto ou tsunami, e a relação destes com a Física, e apresente para a sala na próxima aula.