Portal do Professor

Início do Conteúdo

Folclore em quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país, conhecer alguns de seus personagens e suas e características através do contato com histórias em quadrinhos.
Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação.
A aula também possibilitará trabalhar sentimentos como a questão do medo.

Duração das atividades

1 aula e meia (aproximadamente 80 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Investigar o conhecimento que os alunos têm sobre o folclore e seus personagens.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora conversará com a turma perguntando o que é folclore e se conhecem algum de seus personagens. Após ouvir os comentários explicará que folclore é um gênero da cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares, transmitidos de geração em geração. Após a explicação também pedirá às crianças que definam oralmente a palavra “medo”.

Momento 2

Ler a história em quadrinhos "Lendas do Folclore" da Turma da Mônica

Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm

Momento 3

Atividade de interpretação. O professor deve levar folhas xerocadas com a atividade abaixo e ir pedindo para cada criança ler uma frase. Após lerem, deverão ligar cada personagem à sua respectiva frase.

Momento 4

Explicar que a turminha ficou com medo de alguns desses personagens. Entregar uma folha para cada criança colocando no quadro o seguinte título para copiarem: “Tenho medo de...” e pedir para escreverem e desenharem algo de que também tem ou já tiveram medo  Abrir espaço para falarem de seus medos e frustrações.

Momento 5

Dividir a turma em duplas ou trios e distribuir para cada grupo um alfabeto móvel para a realização de um ditado ilustrativo, ou seja, a professora mostrará a figura de um personagem do folclore e os alunos devem montar o seu respectivo nome. 

  1. Cuca
  2. Lobisomem
  3. Saci
  4. Curupira
  5. Iara
  6. Mula sem cabeça

Avaliação

O professor poderá avaliar a leitura do aluno durante a realização da atividade 3, bem como se ele compreendeu as características dos personagens citados na história.
Terá a oportunidade de conhecer um pouco mais dos medos e frustrações de seus alunos a partir do que escreverem e desenharem na atividade do medo, observando também fases da escrita. Essa percepção também poderá ser feita através do ditado, que traz ainda como sugestão a observação dos fonemas ainda não dominados.