Portal do Professor

Início do Conteúdo

Recontando histórias do folclore brasileiro

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá a habilidade de reproduzir um texto a partir de uma narrativa, contribuindo para o desenvolvimento do imaginário através das lendas do folclore."

Duração das atividades

2 aulas de aproximadamente 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, é importante resgatar com os alunos o conceito de folclore, lendas e mitos, listando histórias e personagens já conhecidos a respeito do tema.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1 – Perguntar às crianças se sabem o nome de alguns personagens do folclore brasileiro. Indagar se já conhecem o Saci-Pererê, se sabem como ele é, suas características e ouvir as diversas versões.

Momento 2 - A professora contará para a turma a história do Saci-pererê.

Disponível no livro: Lendas do Brasil

Autora: Elsa Pestana Magalhães
Ilustrações: Jesús Cabán
ISBN: 85-7488-385-9
Formato: 24x29cm
Páginas: 150
Colorido

Momento 3 – A partir da história que ouviram propor a seguinte atividade:

A professora distribuirá uma folha xerocada (ilustrada abaixo) para cada criança e pedirá que escrevam a história do Saci com suas próprias palavras. Ao terminarem, poderão colorir o desenho.

undefined

__________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________

Essa atividade pode ser realizada com outros personagens do folclore e, até mesmo, relacionando um personagem ao outro.

Avaliação

Identificar o avanço de cada aluno baseado na produção do texto que fizeram, observando se conseguiram assimilar a idéia central. O professor também poderá avaliar as dificuldades de cada aluno em relação à escrita (ortografia, pontuaçâo, etc), bem como o interesse ou a motivação ao produzir um texto.