Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mudanças Climáticas Globais

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Mudanças Climáticas Globais e Mudanças Climáticas Antropogênicas.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):

 

  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de 4 atividades distintas e subseqüentes.

 

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO

Professor (a), desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Comece orientando a conversa para as seguintes questões:

Uma notícia veiculada recentemente nos telejornais é que chuvas intensas castigaram algumas das cidades do sul do Brasil. Até na região Nordeste, onde costuma haver longos períodos de seca, a chuva causou destruição. Furacões, muito comuns nos Estados Unidos, também têm sido noticiados com certa freqüência no Brasil.

As explicações para a ocorrência desses fenômenos levam em consideração a influência da ação das pessoas no seu dia-a-dia, que causa desequilíbrios na natureza.

  1. Que atividades humanas contribuem para o desequilíbrio da natureza e conseqüentemente na intensificação desses fenômenos?

 

ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO

Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:

  • Vídeo “Mudanças Ambientais Globais”


Mudanças Ambientais Globais

 

 

  • Vídeo “Mudanças Climáticas Antropogênicas”


Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas
 

 

Professor (a), destaque aos alunos que esses vídeos servirão de base para as discussões posteriores.

 

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir aos vídeos, oriente a discussão para as questões abaixo apresentadas.

  • Interrompa a discussão quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, repita a apresentação dos vídeos e utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.

  • Oriente os alunos a anotarem as conclusões obtidas.

Vídeo 1: Mudanças Ambientais Globais
  1. O que está gerando as mudanças ambientais globais?

  2. Quais foram as mudanças nas atividades humanas nas últimas décadas que contribuíram para o agravamento das mudanças ambientais globais?

  3. Qual é o principal agente das mudanças ambientais globais?

  4. Quais são os indícios apontados no vídeo para caracterizar que o clima está mudando?

  5. Quais são as projeções apontadas para a temperatura do planeta e para o nível do mar para os próximos 100 anos?

Vídeo 2: Mudanças Ambientais Antropogênicas
  1. O que são mudanças climáticas antropogênicas?

  2. Quais são as principais causas das mudanças climáticas antropogênicas?

  3. A partir de quando as ações humanas passaram a contribuir de forma decisiva para a ocorrência das mudanças climáticas?

  4. Onde se localizam os principais países poluidores do planeta Terra?
     

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais Animação/simulação

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.

Avaliação

A avaliação poderá ser a elaboração de um álbum digital onde os alunos devem sistematizar os conceitos trabalhados. Para isso, proponha a realização de uma pesquisa na internet para levantamento de fotos e informações sobre o tema. O álbum poderá ser publicado em um Blog ou fórum de discussão.