Portal do Professor

Início do Conteúdo

Características do Bioma Cerrado

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Características do Bioma Cerrado.

Duração das atividades

Uma aula 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A):
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de cinco atividades distintas e subseqüentes.

  • Outros questionamentos podem ser elaborados pelo professor.

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO

Professor(a), explique as seus alunos que serão apresentadas algumas fotos de fisionomias do Bioma Cerrado (nessas fotos é possível identificar basicamente a predominância de vegetação arbórea e vegetação arbustiva). Depois disso, oriente-os a identificar as semelhanças e diferenças existentes entre elas. E por fim, peça que agrupem as fotos pelas semelhanças.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/471/imagens/Fotos_Cerrado4_.JPG

 
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO
  • Professor(a), peça aos alunos que acesse o site listado abaixo e leiam o texto (http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_16_911200585232.html). Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, em que cada aluno lê um parágrafo em voz alta (esse site apresenta as principais características das plantas do Bioma Cerrado).

  • Professor(a), interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos e terminologias trabalhadas. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliá-lo nas explicações.

  • Oriente os alunos a anotarem as discussões realizadas em sala de aula e a separarem palavras a serem pesquisadas para a construção de um glossário.

 

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO

Professor(a), depois que os alunos lerem o texto, orientar a discussão para as seguintes questões:

  1. Nesse texto, os autores caracterizam o Cerrado dividindo-o em “Estrato Arbóreo e Estrato Herbáceo/Subarbustivo”. Qual é a diferença entre esses dois estratos?

  2. Por que as árvores do Cerrado possuem casca grossa e raízes longas?

  3. Mesmo possuindo raízes curtas, como algumas das plantas do estrato herbáceo/subarbustivo conseguem ser perenes?

 
ATIVIDADE 4: CONSTRUÇÃO DE UM CARTAZ VIRTUAL E DE UM GLOSSÁRIO

Professor(a), depois da discussão, oriente os alunos a fazer uma pesquisa de imagens do Bioma Cerrado na internet para a construção de um cartaz, onde se deve agrupá-las de acordo com os co nceitos estudados (Estrato Arbóreo e Estrato Herbáceo/Subarbustivo).

Em seguida, oriente-os a pesquisar o significado das palavras desconhecidas para a construção do glossário.
 

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou TV conectada ao computador.

Avaliação

Professor(a), o aluno será avaliado pela participação qualificada na aula, pela elaboração de um cartaz virtual e pela elaboração de um glossário. Esse glossário poderá ser publicado em um fórum virtual de discussão e poderá ser construído em sala de aula ou proposto como atividade para casa.