Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de cinco atividades distintas e subseqüentes.
Outros questionamentos podem ser elaborados pelo professor.
Professor(a), explique as seus alunos que serão apresentadas algumas fotos de fisionomias do Bioma Cerrado (nessas fotos é possível identificar basicamente a predominância de vegetação arbórea e vegetação arbustiva). Depois disso, oriente-os a identificar as semelhanças e diferenças existentes entre elas. E por fim, peça que agrupem as fotos pelas semelhanças.
Professor(a), peça aos alunos que acesse o site listado abaixo e leiam o texto (http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_16_911200585232.html). Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, em que cada aluno lê um parágrafo em voz alta (esse site apresenta as principais características das plantas do Bioma Cerrado).
Professor(a), interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos e terminologias trabalhadas. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliá-lo nas explicações.
Oriente os alunos a anotarem as discussões realizadas em sala de aula e a separarem palavras a serem pesquisadas para a construção de um glossário.
Professor(a), depois que os alunos lerem o texto, orientar a discussão para as seguintes questões:
Nesse texto, os autores caracterizam o Cerrado dividindo-o em “Estrato Arbóreo e Estrato Herbáceo/Subarbustivo”. Qual é a diferença entre esses dois estratos?
Por que as árvores do Cerrado possuem casca grossa e raízes longas?
Mesmo possuindo raízes curtas, como algumas das plantas do estrato herbáceo/subarbustivo conseguem ser perenes?
Professor(a), depois da discussão, oriente os alunos a fazer uma pesquisa de imagens do Bioma Cerrado na internet para a construção de um cartaz, onde se deve agrupá-las de acordo com os co nceitos estudados (Estrato Arbóreo e Estrato Herbáceo/Subarbustivo).
Em seguida, oriente-os a pesquisar o significado das palavras desconhecidas para a construção do glossário.