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Biocombustível causará fome?

Autor e Co-autor(es)

Alexandre Rodrigues Soares imagem do usuário

GRAVATAI - RS COL ESTADUAL PROFESSOR NICOLAU CHIAVARO NETO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Tipos de biocombustíveis.

Duração das atividades

3 aulas de cinquenta minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Funções orgânicas álcool, ácido carboxílico e éster (recomendável)

Estratégias e recursos da aula

O professor discorre sobre a produção de combustíveis fósseis (principalmente carvão e derivados do petróleo), seus problemas ambientais e a busca de alternativas a combustíveis não renováveis, como os biocombutíveis.
Como sugestão de motivação use uma imagem sobre o tema ou explore vídeos disponíveis que despertem diferentes ideias (abaixo uma sugestão de vídeo)

http://www.youtube.com/watch?v=7rCT0evKXuM

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Dando sequência ao vídeo coloque as seguintes informações:

"Os biocombustíveis têm recebido atenção especial dos meios de comunicação, industriais e políticos.
A ideia está centrada em usar etanol a partir de vegetais cultivados como uma alternativa a derivados do petróleo.
Outro produto seria o biodiesel (com a glicerina de subproduto de interesse comercial) obtido a partir de ambos os óleos vegetais usados e/ou novos.

Os biocombustíveis trazem consigo uma imagem de sustentabilidade, ambientalmente amigável e com a promessa de que nos permitiriam continuar o uso de automóveis sem prejudicar o planeta. Por outro lado, plantar vegetais para queimar em vez de alimentar, poderia levar o mundo a uma fome maior do que a já existente.

O que há de verdade nessas ideias? Até que ponto elas são exageradas?

Quais as principais matérias-primas usadas?"

Proponha aos alunos que pesquisem sobre biocombustíveis e em que medida eles poderão nos ajudar a resolver as constantes crises energéticas e de poluição.

Para orientá-los, proponha que pesquisem em grupo as seguintes questões:

1) O que são biocombustíveis? Dê exemplos.

2) Como são obtidos?

3) Quais os principais biocombustíveis produzidos no Brasil? Que matérias-primas são utilizadas?

4) Quais os principais biocombustíveis produzidos no mundo? As matérias-primas são diferentes das utilizadas no Brasil?

5) A produção de biocombustíveis é uma solução ou problema? Discuta com seu grupo, de acordo com o pesquisado, e elabore uma defesa para a conclusão que seu grupo chegou.

6) Por que a gasolina e o diesel são conhecidos como hidrocarbonetos? Os biocombustíveis também são hidrocarbonetos?

Crie um blog sobre o tema, postando as pesquisas feitas seus comentários (conclusões).

Comentários para o professor

Considerando a construção do blog, outros professores e turmas (mesmo de outras escolas) poderiam aderir ao projeto formando uma rede maior para debater o tema.
Uma possibilidade é combinar com o professor de Geografia para trabalharem juntos o tema (esse professor poderá também trazer contribuições com a sugestão de aula "Etanol, o combustível verde - O Brasil está preparado para abastecer o mundo?" em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1655)

A questão 6 é apropriada para o caso de estar a trabalhar Química Orgânica. É possível destacar as funções químicas presentes nos materiais envolvidos, tais como, ésteres e ácidos carboxílicos (óleos vegetais) e álcoois (etanol e glicerina), ajudando a relacioná-las a diferentes materiais de uso comum aos nossos cotidianos.

O tema está presente em jornais, revistas, etc. Em "Recursos complementares", há algumas dicas de endereços onde começar a pesquisa.

Recursos Complementares

Avaliação

Sugere-se avaliar a capacidade de síntese e a correção nas respostas dadas.

A questão 5 é polêmica entre diversos especialistas. Avalie considerando a coerência dos argumentos apresentados.