Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Uma abordagem para o professor
Alimentação saudável na escola: Lei nº 3695: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/jornalEscolaSaudavel4.pdf
Este site apresenta algumas reportagens sobre alimentação saudável na escola. Compartilhe estas reportagens com o diretor da sua escola e sugira a realização de uma palestra com os demais profissionais da mesma. O objetivo geral desta aula é uma conscientização das crianças sobre hábitos saudáveis. Faz-se necessário, portanto, envolver toda a comunidade escolar para a efetivação da aula.
Atividade 1: Cores, sabores e aromas.
Programe um dia para uma atividade de culinária na escola. Cada aluno traz uma fruta, e a turma faz salada de frutas e sucos variados, que podem ser puros ou adoçados com açúcar ou mel. Incentive os alunos a experimentar misturas - salada de maça com banana, suco de morango com laranja, ou de maça com abacate, por exemplo. Pergunte sobre o sabor dos alimentos:
Faça uma lista de tudo o que foi preparado. As crianças vão dizendo e você vai escrevendo, para verificar se todos se lembram do que foi preparado e experimentado.
Atividade 2: Bingo de Frutas
Através da lista feita anteriormente brinque com as crianças de "Bingo de Frutas".
Confeccione cartelas com os nomes das frutas utilizadas nas saladas e sucos.
Reserve um alfabeto móvel.
Coloque-o em uma cestinha.
Sacuda a cestinha. Neste momento pode-se cantar a música: "Fui ao mercado", troque a palavra formiguinha por letrinha: "Fui ao mercado comprar café, veio a letrinha e subiu no meu pé. Eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a letrinha não parava de subir".
À medida que as letrinhas forem saindo da cestinha, afixe-as no quadro e lembre as crianças de encontrá-las na cartela. A brincadeira chega ao final, quando as crianças colorirem toda a sua cartela.
Atividade 3: Construindo uma pirâmide alimentar
O que é?
A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.
Reforce a importância de ter uma alimentação variada e saudável, ou seja, dar preferência a cereais, fibras, verduras, frutas e legumes e evitar frituras e doces em excesso. Para isso, construa com as crianças uma pirâmide alimentar gigante.
Materiais:
Papel pardo, revistas, cola e tesoura.
Modo de Fazer:
Recorte o papel pardo em forma de um triângulo.
Este triângulo deverá ter mais de 1 metro de altura, para facilitar a compreensão das crianças na pirâmide alimentar.
Mostre a imagem acima para as crianças e aproveite para explicar e exemplificar os lugares de cada alimento na pirâmide alimentar.
Solicite que as crianças que procurem em revistas, imagens dos alimentos da pirâmide alimentar, recortem e colem nos locais indicados.
Atividade 4: Higiene Pessoal
Além de se comer corretamente, é preciso ter higiene para se ter uma vida saudável. Envie uma pesquisa para casa sobre hábitos saudáveis. Peça as famílias que enviem para a escola objetos de higiene pessoal: escova de dente, sabonete, toalhas e papel higiênico.
Exiba o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBWoM&feature=related
Converse com as crianças sobre cada objeto de higiene pessoal. Pergunte para que serve, em que momento são utilizados e como são utilizados.
Atividade 5: Texto Coletivo
Construa um texto coletivo com as crianças a partir do título: "Vida Saudável". A proposta é criar uma situação de produção de texto de modo a auxiliar as crianças a se apropriarem da escrita, de seus códigos e de suas funções e, sem dúvida da conscientização da importância de se ter hábitos saudáveis. O texto a ser organizado para registrar por escrito as percepções das crianças sobre vida saudável será feito coletivamente.
Primeiramente, o (a) professor (a) faz uma lista das idéias referentes à alimentação saudável (isso servirá como fio norteador para o (a) professor (a)). Depois, convide as crianças para ajudarem na elaboração do texto.
Durante a elaboração, o (a) professor (a) intervém, propondo discussões sobre a escrita das palavras e a pontuação. Além disso, o (a) professor (a) deve estar atento para que as informações que aparecem no texto estejam sendo explicitadas de forma clara e coerente com a ordem dos acontecimentos da aula.
Ao final, o texto é lido para que as crianças possam retomar o que foi relatado e verificar se todas as informações já foram discutidas e se tudo o que desejam relatar aparece no texto.
Finalmente, o texto é digitado e posteriormente é feita uma cópia para cada uma das crianças e faz-se uma leitura final do texto, em grupo.
Nesta aula é importante avaliar o envolvimento, participação e atenção das crianças. É preciso perceber os alunos retraídos, desinteressados e desatenciosos, pois é fundamental criar e recriar estratégias específicas a cada grupo.