Portal do Professor

Início do Conteúdo

Fábulas.

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Identificar as características das fábulas
  •   Expor o seu ponto de vista
  •   Ler  e interpretar textos

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Literatura mundial: fábulas;

- Literatura infantil.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor iniciará a aula contando uma fábula para os seus alunos, a exemplo de: A galinha dos ovos de ouro, A lebre e a tartaruga etc.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula_lebre_tartaruga.htm 

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula13a.htm 

 Em seguida, lançará questões provocativas, no sentido de destacar as características desse gênero textual, tais como:

a) Quem são os personagens que aparecem nessa estória?

b) O que acontece com eles?

c) O que podemos aprender com o enredo?

A discussão deve ser registrada por escrito, na lousa ou numa folha de papel madeira, para que sirva de subsídio para a explicação, feita pelo professor, do que é uma fábula.

2º MOMENTO:

Entendido o conceito de fábula, os alunos, com a mediação do professor, farão a reescrita coletiva da estória contada no 1º momento, em pequenos grupos, em seus cadernos.

Em turmas que os alunos ainda não escrevem, o professor servirá de escriba, construindo o texto na lousa, com o grande grupo. Caso esses alunos já consigam fazer cópia, ao término da redação poderão copiar o texto construído na lousa em seus cadernos. Se não conseguem ainda, poderão ilustrar o texto por meio de desenhos.

3º MOMENTO:

Em grupos com quatro ou cinco componentes,  os alunos pesquisarão, nos livros da biblioteca da escola ou na Internet, uma fábula. O professor ajudará os grupos nesta pesquisa, orientando-os para que escolham textos diferentes.

4º MOMENTO:

 Em seguida, cada grupo lerá o texto escolhido e discutirão uma forma de apresentá-lo ao restante da sala. Podem utilizar técnicas como: fantoches, contação, dramatização etc. O ensaio da apresentação poderá ser feito na escola.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá observar se o aluno:

 - Identifica as características das fábulas.

 - Expõe o seu ponto de vista.

-  Ler  e interpreta textos.

- Reconta as fábulas ouvidas.