Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincando de trânsito

Autor e Co-autor(es)

Naire Jane Capistrano imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir carros com caixas de papelão e cavalos de pau
  • Brincar, criando enredos e vivenciando papéis que fazem parte do cotidiano
  • Construir um texto coletivo sobre a brincadeira realizada.

Duração das atividades

Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: A aula deverá ser iniciada com uma conversa sobre o trânsito – espaço onde ocorre o movimento de veículos motorizados, não motorizados, pedestres e animais. Para isso, o professor poderá levar imagens de cenas de trânsito: estradas ou ruas; ressaltar a necessidade do conhecimento e cumprimento das regras, leis e sinais para organização do trânsito e evitar acidentes; destacar as pessoas que fazem parte do trânsito: ciclistas, motociclistas, motoristas e pedestres.

Cenas de trânsito:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&biw=922&bih=367&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=cenas+de+transito&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

2° Momento: O professor deverá combinar com as crianças a organização de uma brincadeira de trânsito. Para isso, a turma deverá se envolver na construção de carros. Para a confecção dos carros, o professor poderá solicitar aos pais, caixas de papelão. Essa atividade  deve ser feita  por etapas. Para a construção dos carros, deve-se cortar parte do fundo da caixa e pintar a caixa na cor de preferência de cada uma. Depois, o professor deverá entregar a cada criança um retângulo para confecção da placa. Essa etapa deverá ser orientada coletivamente: o professor deverá levar um modelo de placa a ser seguido – primeiramente, as letras, e depois, os números. Cada uma escolherá seu conjunto de letras e números. Por fim, o professor distribuirá as rodas e os faróis dos carros para as crianças “trabalharem na linha de montagem”.  

3° Momento: Após a construção dos carros de brinquedo, é hora de brincar. Para composição do cenário, o professor poderá levar alguns sinais: semáforo, placa de permitido estacionar, placa de proibido estacionar... O professor poderá assumir também um papel na brincadeira: guarda de trânsito, pedestre ou motorista. Inicialmente, os brincantes se deslocarão por uma área livre, onde, pouco a pouco, diversos enredos poderão ser desenvolvidos, de acordo com o papel de cada uma na brincadeira.

4° Momento: Ao final da aula, as crianças, organizadas em roda, poderão conversar sobre a brincadeira e produzir um painel coletivo, representando as vivências e as impressões. Sugerimos o painel, através de desenhos e pinturas, usando tinta guache e pincel, em papel madeira ou de embrulho.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar e analisar se as crianças:

  • participaram da construção dos carros e dos cavalos de pau;
  • participaram da brincadeira, vivenciando papeis/situações sociais conhecidos(as);
  • participaram da produção do painel coletivo.