Portal do Professor

Início do Conteúdo

AS ÁGUAS AGEM SOBRE AS ROCHAS

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Observar figuras e fazer leituras do fenômeno infiltração nas rochas e no solo para entender a formação do lençol freático [1].  
  • Compreender que a água tem grande poder de erosão, que sua força é capaz de arrancar parte das rochas e porção do solo e levar tudo que encontra no seu curso.  

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é rocha; coordenar trabalhos manuais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   

Observar imagens e fazer uma leitura inicial da infiltração da água nas rochas  

1º momento -  Professor a partir das imagens abaixo desafie os seus alunos para que deduzam qual o caminho da água para chegar ao subterrâneo. Estabeleça um dialogo na aula de modo que eles façam a relação entre água e a rocha, encaminhe a conversa de modo  que, descubram que a rocha em interação com o calor e a água finda  rachando e criando fendas que dão passagem á água.

http://4.bp.blogspot.com/_HA9RDanJCK4/Rf0Y6szKIjI/AAAAAAAAAdQ/pMKjxNrPfeg/s400/algar1+mn.jpg   

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cavernas/imagens/cavernas-49.jpg  

2 º momento -  Professor leia com seus  alunos o texto abaixo indicado,  para aprofundar a atividade inicial. Faça uma leitura coletiva com pausas, discussões e atribuição de sentido as palavras novas.  

O caminho subterrâneo da água.  

http://www.meioambiente.pro.br/agua/guia/ocorrencia.htm   

 

Atividade 2   

Elaborar uma maquete como modelo explicativo da infiltração da água nas rochas.

  1º momento – professor traga para a sala de aula algumas fotos de Rochas, demonstrando rachaduras e a relação entre as rochas e a água, infiltração e passagem para formar lagoa subterrânea e o lençol freático. Discuta com os alunos e explique esse fenômeno.

http://nalga.files.wordpress.com/2009/12/imgp11542a1.jpg

 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/imagens/agua-40.jpg  

2º momento – Planeje com os alunos como fazer maquetes demonstrando as rochas, a infiltração da água e o lençol freático. Em seguida a turma organizada em pequenos grupos constrói as maquetes. Para isso precisa preparar papel machê, ter os recursos: folha de isopor,  tinta e pincel.       

3º momento – Os alunos a partir das suas construções realizam uma conferência para outras turmas e para pais visitantes do trabalho que eles produziram.    

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar os alunos a medida que o professor vai desenvolvendo a aula e no final da aula,  mediante a situação de conferência analisa-se os avanços mediante as explicações e argumentos a respeito do fenômeno infiltração nas rochas, um modo de verificar se eles entenderam a formação do lençol freático; se compreenderam que a água tem grande poder de erosão, que sua força é capaz de arrancar parte das rochas e porção do solo e levar tudo que encontra no seu curso.