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A dança como construção social

Autor e Co-autor(es)

Naire Jane Capistrano imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Vivenciar diferentes manifestações de dança, a partir de ritmos diversos
  2. Participar de uma dança com coreografia simples
  3. Representar movimentos de forma plástica.

Duração das atividades

Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que as crianças já tenham experimentado diferentes brincadeiras envolvendo gestos e músicas, como também, vivenciado atividades com modelagem.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor deverá propor vivências de danças que destaquem diferentes ritmos. Nesse momento, cabe ao professor, orientar o grupo para que dance explorando todo o espaço disponível, deslocando-se em várias direções, movimentando diversas partes do corpo, inclusive utilizando materiais como balões, elástico, fitas de crepom, lençol, entre outros.

Crianças dançando com balões. Fonte: arquivos da autora

2° Momento: Nesse momento, o professor deverá construir com as crianças uma coreografia simples. Sugerimos para a aula a música “A linda rosa juvenil”. As crianças deverão aprender a canção e, a partir das possibilidades de movimento realizadas e sugeridas por cada uma, compor uma dança coletiva.

 

3° Momento: É chegada a hora de dançar muito e ainda permitir ao grupo reconstruir a dança sempre que desejar. Como a dança sugerida envolve papéis diversos, recomendamos que as crianças tenham a oportunidade de vivenciar os diferentes papéis, como também, possam compartilhar com outros o mesmo papel. Assim, a turma poderá ter várias rosas, bruxas, reis...   

Crianças brincando de A linda rosa juvenil. Fonte: arquivos da autora

4° Momento: Por fim, o professor deverá propor ao grupo a representação gráfica da brincadeira “a linda rosa juvenil”.  As crianças poderão desenhar os personagens da brincadeira e, em seguida, o grupo organizará um painel coletivo, representando a brincadeira de roda.  

Painel coletivo. Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula, caberá ao professor observar e analisar a atuação das crianças nas atividades propostas, em relação a aspectos como: envolvimento, respeito aos colegas e às regras, criação de novos movimentos, combinação de mais de um movimento.