Portal do Professor

Início do Conteúdo

FAUNA DO MANGUE.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descobrir quais são as espécies de animais que fazem parte da diversidades do mangue;
  • Compreender que os animais do mangue cumpre uma função;
  • Entender que os animais são seres vivos que podem ser vistos e interagem com outros seres vivos que não são vistos a olho nu.

Duração das atividades

2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Espécies de animais que vivem no mangue e sua função neste bioma.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Conhecendo a fauna do manguezal.

1º Momento:  Professor traga para sala de aula alguns animais do mangue, como: caranguejo, siri, entre outros. Mostre  os animais de um em um, fale o nome e solicite que os alunos descrevam, listando as características de cada um e discuta sobre a diversidade do mangue.

Fonte: http://www.puca.org.br/impressao_not.php?idnoticia=19 

Fonte: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c11_crustaceos/crustaceos.html 

2º Momento:  Oriente a leitura de textos que tratem do mangue, organize a aula com os seguintes tópicos: o que é um ecossistema - sua composição e espécies que ali vivem e suas relações. Discuta algumas relações, como: de alimentação, de reprodução e de interação.

2ª Atividade: Culinária de camarão.

1º momento: Bolinho de camarão é uma sugestão, ficando a seu critério esta escolha.

Poderá pedir a cada criança que traga um ingrediente para esta receita.

De posse da receita, poderá levar as crianças para a cozinha experimental ou lugar adequado na sua escola para realização desta culinária. A professora vai mostrando o passo a passo da receita e fazendo com eles. Ex: Eles poderão fazer os bolinhos ou colocar os ingredientes depois de pesado ou medido etc.

De volta a sala, pode-se registrar esta culinária, vendo os ingredientes utilizados, suas quantidades e o modo de preparo.  

Ao final degusta-se.    

Fonte: http://blog.ponto1bar.com/2009/05/27/novidades-no-cardapio-caldo-de-mandioquinha-bolinho-de-camarao-carne-seca-e-lanche/ 

RECEITA BOLINHO DE CAMARÃO (Luciane Moreira) Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/54312-bolinho-de-camarao.html

Ingredientes

Camarão sete barba escolhido e fresco

1 maço de cheiro verde picada(coentro)

1 cebola média ralada

3 ovos

Sal e pimenta na quantidade desejada

1 kg de farinha de mandioca

Água para umedecer

Óleo para fritar que cubram os bolinhos

Modo de preparo

Em uma tigela junte todos os ingredientes, menos a água. Misture com as mãos, se sentir que a massa está seca umedeça com água no ponto de uma massa de bolinho de arroz, nem muito mole e nem muito dura. Esquente o óleo para fritura. Molde os bolinhos nas mãos com a ajuda de uma colher de sopa. Não coloque muitos bolinhos de uma só vez, nem muito grandes, e não mecha de imediato, espere que selem por alguns minutos. Dê uma leve virada e quando boiarem e estiverem dourados está no ponto. Sirva com molhos de sua preferência.

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

- Apropriar-se do conhecimento das espécies de animais que fazem parte da diversidades do mangue e da função dos animais do mangue (qual a função deles no mangue);

- Compreender que os animais são seres vivos que podem ser vistos e interagem com outros seres vivos que não são vistos a olho nu.