Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo sobre reciclagem através de uma história em quadrinhos

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer o conceito de reciclagem a partir de uma história em quadrinhos.
  • Reconhecer os tipos de lixo reciclável, através de um vídeo explicativo.
  • Reconhecer os símbolos da reciclagem, bem como a cor representada por cada material, a partir da apresentação e explicação dos mesmos.
  • Relacionar diferentes tipos de material à cor e aos símbolos trabalhados, a partir de uma gincana.

Duração das atividades

4 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Através de uma conversa informal a professora deve perguntar aos alunos o que sabem sobre a reciclagem: o que é? como funciona? Os próprios alunos podem ir respondendo o que já sabem. Após essa conversa, a professora deve dar uma folha da história em quadrinhos, descrita abaixo, para cada criança (esta deve ser xerocada anteriormente). Pedir dois alunos para fazer a leitura, cada um representando um personagem da história.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_8WxyKPYB4YU/SuCF56sXLXI/AAAAAAAAAMQ/4qJ6_s_j7Go/s1600-h/Coleta+seletiva+UNIVERSO.jpg

A professora deve fazer uma interpretação oral da história:

  • Que tipo de material pode ser reciclado de acordo com a história?
  • Por que o Manoel gostou da ideia de reciclar?
  • A prática da recilagem é somente para a fabricação de novos produtos? Por que outro motivo ela é útil?
  • Reciclando 1 tonelada de papel, preservamos quantas árvores?
  • Qual produto ao ser reciclado reduz o consumo de água?

Momento 2

*Para esse momento um aparelho audiovisual deve ser preparado.

Apresentar para as crianças o vídeo abaixo pedindo que prestem atenção nas diversas informações sobre a reciclagem.

http://www.youtube.com/watch?v=-YfLJofLciw&feature=related 

Após a apresentação do vídeo, as crianças devem listar os vários objetos que apareceram e podem ser reciclados. A professora pode ir anotando no quadro.

Momento 3

Perguntar se sabem quais as cores usadas na coleta seletiva. Explicar que 4 cores são usadas: amarelo, azul, vermelho e verde. Se em algum momento, o conceito de reciclagem já tiver sido trabalhado, deixar que as crianças tentem relacionar cada produto à sua respectiva cor. Caso haja muita dúvida, a professora pode fazer essa explicação de forma dinâmica. Pode escrever no quadro o nome dos 4 produtos e fazer uma votação entre os alunos sobre a cor da coleta seletiva. Dessa forma, aprenderão brincando sobre as cores da coleta seletiva.

Ex: Papel - quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a amarela? 6

                quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a azul? 8

                quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a vermelha? 4

                quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a verde? 2

Apresentar as seguintes figuras aos alunos confirmando as cores e os símbolos usados na reciclagem.

http://2.bp.blogspot.com/_6bfBDa777us/TAZ3fgFLQSI/AAAAAAAAADU/zaK3YNIjCUo/s320/simbolos_reciclagem.gif   

http://www.tre-se.gov.br/conheca_trese/programas_institucionais/programa_nosso_ambiente/imagens/reciclagem3.gif 

Dar uma folha xerocada para cada criança e pedir que copiem as palavras listadas no momento 2, abaixo de sua respectiva lixeira.

* Como provavelmente o xerox será preto e branco, as crianças podem colorir as lixeiras com as cores da coleta seletiva

Imagem disponível em: http://www.primospredios.com.br/fotos/Coleta%20Seletiva/Original%20Files/Lixeiras%20Basculante%20(C%F3d.%20PRI043).jpg 

Momento 4

* Essa atividade deve ser preparada antes dos alunos chegarem à sala de aula.

A professora deve esconder na sala ou no esaço físico da escola alguns objetos usados que podem ser reciclados (jornais, revistas, copos descartáveis, pote de vidro, pregos, parafusos, caixas, garrafas pet,). Deve também preparar 4 caixas grandes de papelão e encapá-las com as cores, azul, amarela, verde e vermelho, escrevendo na frente da caixa o nome do respectivo material de cada uma.

Quando as crianças chegarem para a aula, a professora irá propor uma gincana de caça ao tesouro. Listar no quadro todos os materiais que foram escondidos na escola (ou na sala) e deixar que as crianças os encontrem. Ao encontrarem o material, esse deve ser jogado na caixa que corresponde à sua reciclagem. Essa atividade pode ser feita com uma única turma ou com várias turmas.

Caso tenha sido feita com várias turmas, os materiais podem ser contados ou pesados para averiguar quem conseguiu juntar mais lixo destinado à reciclagem.

Caso tenha feito sido feita com uma turma, as crianças que conseguiram achar mais objetos serão as vencedoras.

 Um prêmio pode ser combinado anteriormente (como bala, chocolate, bola de soprar), porém, é importante que todos ganhem algo já que todos participaram. Explicar que, todos estarão ajudando o meio ambiente, isso é o mais importante.

A professora pode, também, tentar marcar uma visita com a turma à usina de reciclagem da cidade. Caso a escola possua coleta seletiva, a professora pode propor que as lixeiras das 4 cores permaneçam na sala ou em algum corredor para criar e manter o hábito da coleta seletiva com as crianças.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história em quadrinhos.

Observar se, a partir do vídeo apresentado, foram capazes de listar alguns objetos e materiais que podem ser reciclados.

Analisar se conseguiram fazer relação entre os símbolos da reciclagem com seus respectivos materiais, através da atividade do momento 4.

Observar a participação e envolvimento das crianças durante a gincana proposta.

Observar, futuramente, se continuam separando o lixo produzido na escola.