Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
1º MOMENTO:
A aula terá início com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor apresentará imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas.
Fonte: http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/JPEG/8517.jpg
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_YFAtwR0jC5I/TBo-4KpiXDI/AAAAAAAABq8/jiqu1NVW4dA/s1600/83323.jpg
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_9U2X_EfAQWM/Sxc8HoopFNI/AAAAAAAAABE/tEkyLIr4R3s/S1600-R/mascara1.jpg
No momento da apresentação das imagens sugerimos que o professor faça alguns questionamentos que orientem o olhar das crianças para a leitura das imagens, através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade? (se for o caso, explicar o que venha ser finalidade, ou usar outro termo); quais os materiais que fazem as máscaras?que cores estão mais presentes?
A partir das respostas do grupo, o professor poderá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos, histórias e/ou imagens (como as que sugerimos para abertura da aula).
Como forma de registro deste momento, sugerimos que as crianças possam se agrupar em pequenos grupos e escrever algumas das novas informações que aprenderam sobre a importância das máscaras na cultura africana (cada criança, à sua maneira, desenha e/ou escreve suas ideias).
2º MOMENTO:
O professor propõe para este momento a construção de um tipo de máscara visto nas imagens. Neste caso, sugerimos a confecção da máscara de bruxo(a). Para construir a máscara serão necessários os seguintes materiais:
Para fazer a máscara sugerimos que o professor encaminhe juntamente com as crianças os seguintes passos:
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
A MÁSCARA DE BRUXO Descobrimos que a máscara de bruxo é usada nas cerimônias tribais grandiosas. As tribos fazem as cerimônias nas noites de lua cheia e os feiticeiros e bruxos cantam e dançam pedindo a proteção dos espíritos. Em todas as tribos africanas tem um bruxo ou uma bruxa ou um feiticeiro que usa seus poderes mágicos para proteger a tribo. TEXTO COLETIVO - 1º ano vespertino |
Sugerimos que o professor conclua o trabalho desta aula sintetizando os conhecimentos em um texto coletivo, como o exposto, anteriormente.
3º MOMENTO:
Na aula em que fizeram a máscara do bruxo(a) as crianças tiveram a oportunidade de seguir instruções, como numa receita, para construir sua máscara. Desse modo sugerimos, que a aula pode ter continuidade com a proposição de uma atividade em que as crianças poderão recuperar e/ou se apropriar de alguns elementos que constituem o texto instrucional, como: sua estrutura e linguagem sucinta. Na atividade sugerimos que seja proposto às crianças fazerem uso de suas hipóteses de escrita e leitura o tempo inteiro. Na primeira parte da atividade as crianças são convidadas a escreverem o material necessário que usaram para fazer a máscara e, na segunda etapa, devem ler os passos da realização da máscara, recortá-los e colocá-los em ordem.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
4º MOMENTO:
A aula terá continuidade com a realização de um outro momento de vivência. Ou seja, as crianças poderão construir um outro tipo de máscara, fazendo uso de materiais diferentes do que o (a) professor (a) sugeriu no modelo da máscara de bruxo. Nesse momento vai ser necessário:
De posse do material, o primeiro momento da aula consiste numa conversa prévia com as crianças a respeito da realização da atividade. Esse tipo de máscara é modelada no rosto de cada criança. Caso seja uma turma composta por crianças muito pequenas, poderá não ser muito agradável para algumas crianças, pois há a possibilidade de não conseguirem permanecer o tempo necessário à construção da máscara.Se a turma for composta por crianças que já consigam fazer a máscara uma na outra, o professor pode ser o coordenador do trabalho, ajudando quando necessário.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Depois das máscaras feitas e decoradas, sugerimos uma exposição das atividades desenvolvidas a respeito das máscaras africanas como forma de síntese do trabalho. Após a exposição as crianças poderão brincar com as máscaras inventando enredos com os elementos apresentados da cultura africana: reis, bruxos, guerreiros , entre outros. As máscaras poderão,também, compor o faz de conta da sala por algum período e depois podem ser levadas para casa.
Sugerimos constultar os seguintes links:
http://ritafro.arteblog.com.br/96210/O-Papel-das-Mascaras-na-Cultura-Africana/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm
http://www.copacabanarunners.net/cultura-africana.html
Sugerimos ainda uma aula no Portal do Professor a partir do link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20291
Ao final do desenvolvimento da atividade é de fundamental importância que o (a) professor (a) possa observar na criança a capacidade de: