BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras africanas.
- Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas que não foram completados na primeira aula.
- Aprender a contextualizar a prática desses jogos com seus países de origem, reconhecendo a cultura e das peculiaridades de algumas regiões do Continente Africano.
Esta aula dará continuidade ao tema de Jogos e brincadeiras africanas abordados no mês de maio de 2010. No entanto, a realização desta não necessita de conhecimentos prévios sobre o assunto.
Foto (acessada em 09/08/2010)
Atividade 1 – Contextualizando
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar continuidade ao tema abordado na aula de Jogos e brincadeiras africanas o(a) professor(a) poderá fazer uma breve contextualização sobre a diversidade cultural e natural dos países africanos que deram origem aos jogos que serão trabalhados nesta segunda aula. Esta contextualização poderá ser feita através de vídeos da internet.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=NuLI09R7VY0 (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=BXvKJKUtPKI&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=IhtNcmXPg3w&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=vrmiAj955-s&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=nduIeazGj1I&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=1Fa-HloZ0II&feature=related (acessado em 09/08/2010)
Atividade 2 – Shisima (Quênia)
Duração: 25 minutos
Material: tesoura, emborrachado (Eva), canetinha e tapinha de garrafa pet
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades, o(a) professor(a) poderá trabalhar com o jogo Shisima, um jogo de tabuleiro originário do Quênia. Para confeccionar o tabuleiro do jogo será preciso utilizar um retalho de emborrachado (EVA) de aproximadamente 20cmx20cm e desenhar um octógono de 15 cm de diâmetro (Figura 1). As peças podem ser feitas de tampinhas de garrafa pet e cada jogador terá 3 peças de mesma cor. Para começar, os jogadores tiram par ou ímpar. Na disposição inicial, as peças ficam no tabuleiro como indicado na figura 1 / peças. O jogador que iniciar a partida poderá movimentar sua peça pelo tabuleiro até a aresta mais próxima que estiver vazia, sem pular qualquer outra peça. O objetivo do jogo é posicionar as três peças alinhadas como se pode ver nas situações (a,b,c,d) onde o jogador de vermelho venceu as partidas.
Atividade 3 – Labirinto (Moçambique)
Duração: 25 minutos
Material: giz
Local: quadra ou pátio
A brincadeira do Labirinto (Figura 2) é originária de Moçambique e possui uma dinâmica simples e interessante. Para começar é preciso que se faça um desenho do labirinto no chão (a). Os jogadores iniciam o jogo na primeira extremidade do desenho (b). Para seguir em frente tira-se par ou ímpar repetidas vezes. Toda vez que um jogador ganhar ele segue para a extremidade à frente. O jogador que chegar na última extremidade primeiro (d), vence a partida. Sugestões de variação: - Ao invés de tirar par ou ímpar para seguir em frente os jogadores poderão utilizar o pedra, papel e tesoura. - Pode-se jogador com mais de duas crianças, mas para isso é preciso mudar a disputa de par ou ímpar para adedanha.
Atividade 4 – Mankala
Duração: 25 minutos
Material: caixa de ovos, tesoura e feijões
Local: quadra ou pátio
Jogo da Mancala é um milenar jogo africano que pode ser encontrado em diferentes países do continente. Seu nome, bem como suas regras, podem variar de um local para o outro, mas a dinâmica é sempre a mesma. Inspirado nas tarefas agrícolas de semeadura e colheita o jogo da Mancala se revela como um jogo estratégico e inteligente. Para confeccionar seu tabuleiro com materiais simples (Figura 3), basta utilizar um caixa de ovos e recortar duas fileiras com 6 cavas cada. As regras básicas são as seguintes (Figura 4): cada jogador iniciará a partida com 24 feijões distribuídos igualmente pelas suas 6 cavas (A). Para decidir quem iniciará a partida os jogadores deverão tirar par ou ímpar. O jogador que iniciar deverá tirar os 4 feijões de sua cava e distribuir (semear) no sentido anti-horário nas cavas ao lado. No entanto, é preciso que pelo menos um de seus feijões seja semeado em uma cava do adversário. Sendo assim, para dar início à partida o jogador obrigatoriamente terá que optar por semear os feijões das cavas IV, V ou VI. No exemplo da Figura 4 o jogador 1 optou por começar com os feijões da cava IV e semeou 1 feijão em suas cavas V e VI e nas cavas I e II do adversário. Todas as vezes que um jogador distribui suas sementes e termina a semeadura completando 2 ou 3 feijões ele pega (colhe) estes feijões pra si. Se houver pares ou trios de feijões nas cavas imediatamente atrás daquela, também terá o direito de colhê-los. Na jogada (E) o jogador 2 distribuiu os 5 feijões de sua cava V e terminou a semeadura na cava IV do adversário com 2 feijões. Com isso, ele teve o direito de colher estes 2 feijões. Um jogador pode colher feijões tanto nas suas cavas quanto na cava do adversário. No entanto, toda vez que for fazer a semeadura deve começar utilizando feijões de sua própria cava. O jogo termina quando um jogador não tiver feijões suficientes para semear até a cava do adversário. Nesse momento, contam-se os feijões que cada um colheu e aquele que tiver colhido o maior número de feijões ganhou o jogo.
No começo de cada atividade o(a) professor(a) poderá fazer algumas considerações sobre as regras dos jogos, bem como sua origens e histórias. Para isso, o(a) professor(a) poderá consultar sites na internet que o(a) ajudarão a embasar sua fala.
Sugestões de sites:
Shisima - http://www.mat.ibilce.unesp.br/laboratorio/pages/jogos/shisima.htm (acessado em 09/08/2010)
Labirinto - Livro “Jogos de Moçambique” Referência: PRISTA, Antonio; TEMBE, Mussa; EDMUNDO, Helio. Jogos de Moçambique. Maputo: INEF; Lisboa: CIDAC, 1992. 79p.
Mancala - http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp (acessado em 09/08/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala (acessado em 09/08/2010)
Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá pedir às crianças que levem alguns exemplares dos jogos construídos para casa e relatem para os pais tudo que foi aprendido na aula sobre os jogos e brincadeiras africanas. Os pais, por sua vez, deverão escrever para o(a) professor(a) um breve comentário sobre o relato de seus filhos e suas impressões sobre o tema desta aula.