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Poluição das águas do mar

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar.

Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático.

Participar de discussões coletivas.

Localizar informações em imagens e textos de entrevistas.

Elaborar um panfleto informativo.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor inicia a aula conversando com os alunos sobre poluição levantando algumas questões como:

O que é poluição?

Vocês conhecem algum lugar que esteja poluído?

Como podemos fazer para evitar essa poluição?

É importante que o professor converse com os alunos sobre os cuidados que devemos ter para evitar a poluição.

Após esse diálogo, o professor registra coletivamente as falas dos alunos em papel madeira ou cartolina. Depois, expõe no mural da sala de aula.

2º Momento:

O professor inicia uma conversa com as crianças sobre a poluição, sugerindo assitir um vídeo sobre poluição. Após esse momento, o professor poderá fazer alguns questionamentos como: 

  •   Que cena chamou mais sua atenção?
  •   Que elementos aparecem no vídeo?
  •   Qual o local que acontece as cenas?

Em seguida, o professor solicita que as crianças desenhem a cena que mais lhe chamou atenção utilizando lápis cera, lápis de cor, hidrocor, lápis grafite, cartolina, papel peso 40, papel madeira , etc. Em seguida, expõe na sala.

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=FfbSxW3wPUQ http://www.youtube.com/watch?      

3ª Momento:

O professor mostra algumas imagens de lugares poluídos para as crianças, solicitando que a turma expresse de forma oral o que estão observando. Em grupos, os alunos discutem sobre as imagens do vídeo. Em seguida, se reúnem no grande grupo e fazem a discussão  acerca do estudo Como atividade de casa, o professor solicita que pesquisem em jornais, revistas, livros, internet, etc, gravuras e informações de lugares poluídos.  Sugestão de imagens:

Em sala de aula as crianças apresentam o material que foi solicitado pelo professor para todo o grupo expressando de forma oral o que pesquisaram. Após esse momento, o professor divide a turma em equipes para elaboração de cartazes com as informações adquiridas. Depois, discute com as crianças os trabalhos que realizaram e expõe no mural da sala de aula. 

4º Momento:

O professor continua a aula conversando sobre poluição,  sugerindo à turma a visita de um profissional que trabalha com as questões ambientais para fazer uma palestra na escola. Em seguida, os alunos elaboram com a orientação do professor algumas perguntas para o dia da visita. A turma elege um representante para entrevistar o palestrante. Depois, com ajuda do professor, elaboram um panfleto com as informações sobre o assunto. Em seguida, distribui para a escola.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá observar se o aluno é capaz:

 Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar.

 Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático.

 Participar de discussões coletivas.

 Localizar informações em imagens e textos de entrevistas.

 Elaborar um panfleto informativo.