Portal do Professor

Início do Conteúdo

Energia Solar e o Meio Ambiente

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a importância da energia solar como fonte energética viável; Construir um aquecedor solar de baixo custo, utilizando materiais recicláveis.

Duração das atividades

Duas aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Introdução


O Sol é a fonte de energia que alimenta nosso planeta. Seu calor e suas radiações permitem que o planeta não congele e que as plantas desenvolvam a fotossíntese.

Entretanto, essa energia que provêm do Sol pode ser utilizada de outras maneiras. Com as constantes oscilações no preço do petróleo, busca-se cada vez mais fontes alternativas de energia, dentre elas a solar. Seja em pequenas calculadoras sem pilha ou em painéis solares em residências, a energia solar chegou para ficar.

Embora esses grandes painéis não sejam tão comuns como as calculadoras que funcionam com energia solar, eles estão por aí, e não é difícil de achar se você souber onde procurar. Há conjuntos de células solares inclusive em satélites, para abastecer os sistemas elétricos.

Para saber mais visite:

www.sociedadedosol.org.br

 

Ou clique na figura abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1839/imagens/solar4.jpg

Aula 01 – O que é energia solar?


Caro (a) professor (a), o presente plano de aula tem por objetivo tratar da questão a energia solar e sua crescente importância em diversos países.


Inicie sua aula tratando da temática da energia solar. Explore o que seu alunos sabem sobre o tema. Cite que o sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.

Questione:

  • O planeta todo recebe a mesma quantidade de insolação?
  •  Zonas equatoriais e tropicais recebem maior quantidade de insolação que os situados nas extremidades do planeta?

Cite a seus alunos que a energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.

A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.

Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar  suprimento de energi a equivalente a:

 

  • 54% do petróleo nacional
  • 2 vezes a energia obtida com o carvão mineral
  • 4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.

Se é tão promissora, porque a energia solar ainda não é amplamente utilizada? Para estímulo das idéias apresente o seguinte vídeo, que fala sobre o desafio no uso das fontes renováveis de energia.

Clique no link: http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=596

Ou na imagem abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1839/imagens/solar1.jpg

Apresentando o vídeo, promova o debate sobre a viabilidade dessa matriz energética no Brasil, a critério do docente, sugere-se compará-la com outras como:

  • Hidrelétrica;
  • Petróleo
  • Biomassa
  • Eólica
  • Etanol
  • Gás Natural
  • Geotérmica
  • Maremotriz
  • Termelétrica

Sugere-se que os alunos formem grupos e montem quadros comparativos, relacionando a energia solar com outras fontes. A que conclusões os alunos chegaram? Sistematize o que foi debatido na turma, escreva no quadro os pontos abordados e medie as conclusões.

Aula 02 - Iniciativas no Brasil

Uma interessante iniciativa brasileira do uso de energia solar, conjuga reciclagem, redução da degradação do meio ambiente, benefícios sociais e ainda ajuda na economia do lar. É a construção de um aquecedor solar de baixo custo, produzido com garrafas PET. Uma proposta simples, que pode envolver toda a comunidade escolar e que contribui para a qualidade ambiental.

Para saber mais sobre o tema e entender o processo de montagem do aquecedor, assista o vídeo de cinco minutos, disponível no link:

http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=104

ou na figura abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1839/imagens/solar2.jpg

A proposta é que se trabalhe na forma de projeto com os alunos, na construção de um aquecedor solar com garrafas PET na escola. Essa proposta pode envolver toda a comunidade escolar, na coleta de garrafas e confecção do aquecedor.

A seguinte página web disponibiliza o projeto para ser executado, inclusive em escolas, mostrando todas etapas, até o produto final.

Clique no link:

http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual/manual.pdf

 

Sugere-se que depois de pronto o aquecedor seja utilizado na escola, como exemplo de utilização barata e inteligente de energia renovável.

Avaliação

As atividades de avaliação serão feitas no decorrer do processo por meio das seguintes atividades: • Participação qualificada nos debates. • Participação nas etapas da construção do aquecedor solar de garrafas PET.