Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Professor, nesta aula vamos mostrar como balancear uma equação química de uma forma diferente: utilizando recursos digitais. Como este conteúdo é de difícil entendimento por parte dos alunos, o professor deverá reforçá-lo em aulas posteriores.
Inicie a aula dividindo a turma em grupos, essa divisão deverá ser feita em função do número de computadores. Escreva a seguinte reação química no quadro:
Pergunte aos alunos se existe algum erro na reação apresentada. Após ouvir as respostas dos alunos e se nenhum aluno responder corretamente peça para que eles observem a quantidade de átomos antes da seta e quantidade de átomos depois da seta. Pergunte se a quantidade de átomos é igual? Os alunos deverão responder que antes da seta temos 2 átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio totalizando quatro átomos; e depois da seta temos dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio totalizando três átomos. Diga aos alunos que de acordo com a Lei de Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde...” isso quer dizer que o átomo de oxigênio que tínhamos antes da seta não poderá sumir, por isso, a reação mostrada está errada. Diga aos alunos que para corrigir o erro apresentado devemos balancear a reação química. Peça para os alunos pesquisarem nos sites de busca sobre balanceamento químico e ao final da pesquisa peça para que eles façam o balanceamento da equação apresentada.
Após a pesquisa, peça para que um aluno diga qual é a forma correta de balancear a reação química (poderá haver mais de uma). A resposta deverá ser a seguinte:
Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
A química dentro de um bolo
Professor, essa simulação faz uma relação entre o balanceamento químico e o processo de fazer um bolo, levando em consideração as proporções dos ingredientes na hora de fazer mais de um bolo.
Depois que os alunos terminarem a simulação, copie no quadro o trecho da simulação abaixo:
Responda essa parte da simulação junto com os alunos. Quando terminar pergunte aos alunos o que é balanceamento de equação química. Como eles acabaram de fazer a simulação, alguns alunos responderam que é a determinação dos coeficientes das substâncias envolvidas na reação apresentada.
Agora que os alunos já sabem o que é balanceamento de equação química explique que para realizar o balanceamento, temos que colocar um número denominado coeficiente estequiométrico antes dos símbolos. Quando o coeficiente de uma equação for igual a 1, não é preciso escrever. Observe os exemplos:
Após essa explicação peça para os alunos pesquisarem mais algumas formas de balancear uma equação química, como por exemplo, o balanceamento por tentativa e erro. Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Balanceando a equação
Professor, essa simulação apresenta alguns exercícios sobre balanceamento químico.
Peça para que os alunos respondam as questões e anotem as respostas para entregar junto com a pesquisa sobre as formas de balancear uma reação química.
Auxilie os alunos a responder as questões da simulação, caso os alunos tenham muita dúvidas resolva alguns exercícios no quadro.
Nome | Tipo |
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A química dentro de um bolo | Animação/simulação |
Balanceando a equação | Animação/simulação |