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Conseqüências do uso abusivo de drogas

Autor e Co-autor(es)

Thiago Machado Mello de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas aos efeitos tóxicos que podem implicar em problemas de saúde

Duração das atividades

2 horas-aula de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Classificação das drogas psicotrópicas; 2. Saberes sócio-culturais do aluno sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1– 50 minutos
 

Para começar a aula você pode expor aos alunos os conceitos gerais de dependência, síndrome de abstinência, tolerância e overdose com a discussão de alguns exemplos de drogas. Antes de começar, verifique com seus alunos que conhecimentos prévios eles possuem sobre o tema. Os alunos já ouviram falar desses conceitos? O que eles já sabem a respeito? Questione-os. Peça exemplos.

 

Dica! Professor, caso ainda não esteja familiarizado com os conceitos de dependência, síndrome de abstinência, tolerância e overdose vale a pena consultar o Glossário de álcool e drogas.

 

Exercício – Proponha aos alunos o seguinte exercício: identificar em um depoimento de um ex-usuário de drogas possíveis passagens relacionadas com os conceitos vistos anteriormente na aula, com discussão dos mesmos. Os alunos deverão lhe entregar uma folha com as passagens extraídas do texto. O relato utilizado pode ser escolhido por você professor ou pelos alunos aproveitando os relatos disponíveis aqui .

 

Atividade para casa - Oriente os alunos a fazerem uma pequena pesquisa em grupo que deverá ser apresentada na aula seguinte em forma de cartazes, encenação de um telejornal, história em quadrinhos, etc. O objetivo é que os alunos colham informações a respeito dos tipos de dependência (física e / ou psíquica), se a droga causa, ou não, tolerância por parte do usuário e quais os quadros de abstinência mais comuns de uma determinada droga. Algumas sugestões de sites nos quais os alunos podem pesquisar:

 
 
 
 
Aula 2– 50 minutos
 

Esta aula consiste na apresentação do material confeccionado pelos alunos com discussão de aspectos mais relevantes dentro dos conceitos estudados, ilustrando nas discussões os efeitos tóxicos de curto e longo prazo das drogas apresentadas pelos alunos. Oriente os alunos de cada grupo a prepararem uma pergunta que deverá ser respondida pelos demais ao término da apresentação. Uma proposta é que as perguntas preparadas por cada grupo sejam entregues até a próxima aula caso não sobre tempo durante a aula.

 

Dica! Fique atento! Oriente aos alunos a não prepararem apresentações muito extensas. Dependendo do número de alunos de sua turma esta atividade pode necessitar de mais uma aula de 50 minutos.

 

Atividade complementar - Uma boa forma de avaliar todo este processo de aprendizagem é desafiar os alunos a resolverem uma WebQuest sobre o tema. Saiba mais como criar uma WebQuest aqui: http://webquest.sp.senac.br/ e http://webquest.org/index-create.php (este é em inglês).

 

Material de consulta para o professor:

1.     Livreto informativo sobre Drogas Psicotrópicas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. CEBRID. Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo. Disponível em: http://www.cebrid.epm.br .

2.     Glossário de álcool e drogas. Publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) com informações bem completas sobre as mais diversas terminologias sobre o tema drogas. Disponível em: http://www.senad.gov.br/cartilhas/GLOSSARIO.pdf .

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Sites:
1. http://www.antidrogas.com.br/relatos.php.
Este site contém inúmeros relatos de usuários e ex-usuários de drogas que podem ser utilizados no exercício proposto para a primeira aula.


2. http://www.cebrid.epm.br/folhetos/folhetos.htm
http://www.imesc.sp.gov.br/infodrog.htm

http://www.obid.senad.gov.br/OBID/Portal/index.jsp?iIdPessoaJuridica=1

http://www.o bid.senad.gov .br/OBID/Portal/index.jsp?Seguro=SIM&iIdPessoaJuridica=4192

http://www.abead.com.br/alcool/.
Estes são sites que trazem informações confiáveis sobre os diversos tipos de drogas e seus efeitos.


3. http://webquest.sp.senac.br/ e http://webquest.org/index-create.php.
Estes sites trazem informações de como desenvolver uma WebQuest para seus alunos.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo; 2. Habilidade de correlacionar os conceitos aprendidos identificando-os no relato utilizado no exercício proposto para a primeira aula; 3. Apresentação do trabalho de pesquisa. Uma forma de aproveitar as apresentações é abrir um espaço ao final de cada exposição para que a turma possa fazer perguntas para quem estiver apresentando. A questão preparada por cada grupo também serve para avaliar o restante dos alunos que não estiverem apresentando; 4. Caso você opte por criar a WebQuest proposta como atividade complementar aproveite para propor um questionário a ser respondido como conclusão da atividade.