Portal do Professor

Início do Conteúdo

Afinal, o que são as mudanças climáticas?

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as diferentes teorias sobre alterações climáticas naturais e as intervenções humanas nos sistemas naturais; Perceber que o efeito estufa é um fenômeno natural da Terra; Reconhecer que as paisagens e os lugares são produtos de ações propositivas dos homens em sociedade; Relacionar as mudanças climáticas às mudanças e à expansão do padrão de produção e de consumo (evolução do capitalismo e revoluções industriais).

Duração das atividades

Duas aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Caro professor (a), o presente plano de aula estrutura-se nas seguintes etapas:

  • O que são mudanças climáticas?
  • Quais seus impactos?
  • Quais as soluções?
  • O que nós podemos fazer?

É muito importante esclarecer a temática das mudanças climáticas e fazer com que seus alunos realmente tenham um posicionamento sobre os fenômenos que ocorrem no mundo contemporâneo.

Inicie sua aula citando que o termo Mudança do Clima, Alterações climáticas ou Mudanças Climáticas refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas.

Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na atividade solar) ou, mais recentemente, pelo resultado da atividade humana. É aqui que o presente plano de aula se foca, na questão de como o homem altera os regimes climáticos.

Portanto, entende-se que a mudança climática pode ser tanto um efeito de processos naturais ou decorrentes da ação humana e por isso deve-se ter em mente que tipo de mudança climática se está referindo.

Para saber mais, veja:

Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais

 

Trabalhe essa temática inicial com seus alunos apresentando a seguinte animação:

  


Na sequência trabalhe com seus alunos o entendimento da questão do efeito estufa, mostrando que ele é natural e que sem ele a vida na terra estaria prejudicada.

 A temperatura média da Terra gira em torno de 15º C. Isso ocorre porque existem naturalmente gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d’água em nossa atmosfera que formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, a Terra seria um ambiente  gelado, com temperatura média de -17º C. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa. Não fosse por ele, a vida na Terra não teria tamanha diversidade. 


Apresente o vídeo "Efeito Estufa. Trabalhe a temática com seus alunos. Para finalizar solicite que cada um traga na aula seguinte um desenho explicando o que entende sobre o efeito estufa.

Aula 02


Inicie sua aula recordando com seus alunos o que foi trabalhado na aula anterior. Solicite a explicação dos desenhos feitos. Lembre-os que esse é um fenômeno natural hoje está acelerado. Desde a revolução industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e para os veículos. As florestas, grandes depósitos de carbono, começaram a ser destruídas e queimadas cada vez mais rápido. Com isso, imensas quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases começaram a ser despejadas na atmosfera, tornando a camada que retém o calor mais espessa. Isso intensifica o efeito estufa. E nosso planeta, agora, já mostra sinais de febre. Por isso, o aquecimento do planeta é o maior desafio ambiental do século 21.

 

 

 

Parece pouco, mas nos últimos cem anos a Terra ficou 0,7º C mais quente. Como consequência já se percebe alterações climáticas em todo o planeta como derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, furacões mais intensos, enchentes e secas cada vez mais fortes.

 Para se ter uma idéia, se a temperatura aumentar mais que 2º C acima dos níveis pré revolução industrial, teremos riscos de extinção em massa, colapso dos ecossistemas, falta de alimentos, escassez de água e grandes prejuízos econômicos.

Essa aparente pequena mudança tem grandes efeitos no Brasil e no Mundo.

Visite o link e conheça aguns impactos no Brasil e no Mundo: p2-raw.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/entenda/impactos#

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1130/imagens/efeitoestufa.JPG

Diante do que foi exposto, trabalhe com seus aluno a perspectiva de futuro. Convide-os a tecerem alguns cenários futuros. Os seguintes materiais podem ajudar:


 


 


O que você pode fazer?

Esse é o momento de trazer a temática mundial para a esfera local. Fazer os alunos perceberem que o global se reflete no local e vice-versa. Proponha seus alunos pensarem: o que eles podem realmente fazer para superar essa difícil realidade?

Aqui vão algumas sugestões:

 

  • Economize energia. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes, apague luzes desnecessárias, desligue aparelhos domésticos quando não estiverem em uso e compre eletrodomésticos classificados como nível A em eficiência energética.
  • Deixe o carro na garagem e utilize o transporte coletivo e a bicicleta, quando possível. Dê preferência a combustíveis como o álcool e o biodiesel. Faça revisões periódicas no seu veículo para reduzir as emissões de poluentes.
  • Evite o desperdício de água. Feche sempre a torneira quando não estiver em uso. Em áreas sujeitas a secas prolongadas, armazene água.
  • Informe-se sobre as habitações ambientalmente corretas, que aproveitam a água da chuva, usam energia do sol para iluminação e aquecimento, e têm climatização natural.
  • Ajude a recuperar o verde de sua cidade. Plante árvores no seu quintal, na sua propriedade rural e até mesmo em áreas públicas.
  • Apóie e participe de ações contra a destruição de nossas florestas.
  • Exija da sua prefeitura sistemas eficientes de drenagem urbana, coleta e tratamento de esgotos.
  • Informe-se e procure entender as causas das mudanças climáticas e suas conseqüências. Divulgue na sua comunidade estas informações e cobre dos governantes medidas para combater o problema e seus impactos;
  • Crie situações de mobilização buscando a substituição de energias sujas, perigosas e ultrapassadas (combustíveis fósseis, nuclear, grandes hidrelétricas) pelas energias positivas (solar, eólica, pequenas hidrelétricas). Isso pode ser feito mediante organização da escola, produção de cartilhas ou folhetos para a comunidade, peças de teatro, blog, semana cultural.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Conclusões O que nos Espera no Futuro Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Naturais Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Experiência - Efeito Estufa Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Cenários de Mudanças Climáticas Futuras Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Abertura Animação/simulação
Mudanças Ambientais Globais - Mudanças Climáticas Antropogênicas Animação/simulação

Avaliação

Por sua abrangência e pela multiplicidade de aspectos que engloba, o tema pode ser desdobrado. As mudanças climáticas podem ser tratadas conjuntamente pelos professores de História, Geografia, Educação Ambiental e Ciências. O tema também pode integrar um projeto a ser desenvolvido e avaliado de várias maneiras, por exemplo, aula expositiva, análise de texto, debate, filme, confecção de mural e assim por diante.