Portal do Professor

Início do Conteúdo

Efeito Estufa e as Mudanças Ambientais Globais

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Efeito Estufa. Impactos das Mudanças Ambientais Globais.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR
  • Professor (a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de quatro atividades distintas e subseqüentes.

  • Os principais conceitos trabalhados nessa aula são: efeito estufa e mudanças ambientais.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo (a) professor (a) para orientar as discussões na atividade 3.

 

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor (a), realize a simulação descrita abaixo a fim de despertar a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado. Essa simulação foi proposta pela equipe de mudanças climáticas do INPE e permite a representação do efeito estufa.

  • Materiais necessários: dois copos com água, papel alumínio, caixa de sapato, tesoura e filme plástico.

  • Procedimentos:

  1. Forre o interior da caixa (fundo e borda) com papel alumínio;

  2. Coloque um dos copos com água dentro da caixa;

  3. Tampe a caixa com o filme plástico;

  4. Coloque o segundo copo com água e a caixa sob a luz do sol ou sob a luz de uma lâmpada acesa;

  5. Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos está com água mais quente.

  • Professor (a), explique aos alunos o que aconteceu: ao iluminar a caixa a luz passa pelo filme e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e não pode sair da caixa por causa do filme plástico, aumentando assim a temperatura interna da caixa. Por esse motivo, a água do copo que está dentro da caixa fica mais quente que a água do copo que está fora.

  • O mesmo ocorre na atmosfera, onde os gases estufa, assim como o filme plástico na caixa, impedem que o calor na forma de radiação infravermelha volte para o espaço.

 

ATIVIDADE 2: APRESENTAÇÃO DE VÍDEO
  • Professor (a), chame a atenção dos alunos para assistir a dois vídeos:

Vídeo 1: Mudanças Ambientais Globais - O Efeito Estufa


Mudanças Ambientais Globais - O Efeito Estufa


Vídeo 2: Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil


Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil

 

  •  Professor (a) interrompa a apresentação dos vídeos para complementar, apontar detalhes, acrescentar informações e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados.

 

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor (a), depois de assistir aos vídeos, fomente um debate a partir das questões abaixo relacionadas. Faça as perguntas uma a uma, de modo a recapitular cada idéia e volte ao texto quando achar necessário.

  • Oriente os alunos a anotarem os pontos principais.

Vídeo 1: Mudanças Ambientais Globais - O Efeito Estufa
  1. O que é efeito estufa?

  2. Como ele ocorre?

  3. Quais são os principais gases estufa?

  4. De que modo o efeito estufa modifica o equilíbrio do sistema Terra/Atmosfera?

  5. Com base no que foi apresentado no vídeo podemos afirmar que o efeito estufa é totalmente prejudicial ao planeta Terra? Justifique sua resposta.

Vídeo 2: Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil
  1. O que os estudos monitorados pelo IPCC apontam sobre as mudanças climáticas?

  2. Quais os setores da economia podem ser afetados pelas mudanças climáticas?

  3. Quais cidades brasileiras podem ser comprometidas?

  4. Quais são as projeções do IPCC para as temperaturas na Am érica do Sul no final do século XXI?
     

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais - Impacto das Mudanças Climáticas no Brasil Animação/simulação
Mudanças ambientais globais: o efeito estufa Animação/simulação

Recursos Complementares

Datashow, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.

Avaliação

A avaliação pode ser a construção de um blog onde os alunos devem realizar o levantamento das principais atividades poluidoras que geram o efeito estufa. Direcionar a pesquisa para a cidade ou estado onde ele mora. Para isso, oriente-os a realizar uma pesquisa na internet sobre o tema.