Portal do Professor

Início do Conteúdo

O TRÂNSITO: criança e faixa de pedestre.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as situações próprias do trânsito, principalmente o uso da faixa de pedestres.

Duração das atividades

As atividades são divididas em diferentes momentos de duração de 20 a 30 minutos, cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pedestres, faixa de pedestres.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito sobre faixa de pedestre.


1º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Diz: Observem a imagem abaixo e digam do que se lembram. Incentiva as crianças a falar de suas vivências na faixa de pedestre. O professor simula uma faixa de pedestre sem semáforo e ensina como passar acompanhada por um adulto.

Imagem retirada do site: http://foto.raulkw.com.br/index.php?showimage=108



Imagem retirada do site: www.ufmg.br/online/arquivos/FAIXA%20DE%20PEDESTRE%20(3).JPG


2º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Incentiva as crianças para descrever a situação e discute sobre o procedimento para passar numa faixa de pedestre.

Imagem retirada do site: www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal72/Imagens/transito.jpg

2ª Atividade – Confeccionar um carro de brinquedo.


1º momento - O professor poderá solicitar aos pais caixas de papelão para a confecção de um carro. Essa atividade deve ser feita por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral menor. Perguntar às crianças de que cor elas desejam pintar suas caixas; a pintura é feita com rolinhos. Depois o professor distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas do carro. As crianças podem também escolher os números e as letras.

3ª Atividade – Brincar com carrinhos em uma via de automóveis.


Construir, num espaço grande da escola, uma via de automóveis que possa ter uma faixa de pedestres. Com isso as crianças vivenciam, no faz-de-conta, o respeito ao pedestre e a importância de utilizar a faixa de travessia para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.

Avaliação

Avaliam-se as crianças, analisando se:
a) compreenderam a importância da utilização da faixa de pedestre;
b) participaram da brincadeira demonstrando interesse pelo tema;
c) participaram da confecção dos carros.