Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Compreender as situações próprias do trânsito, principalmente o uso da faixa de pedestres.
1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito sobre faixa de pedestre.
1º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Diz: Observem a imagem abaixo e digam do que se lembram. Incentiva as crianças a falar de suas vivências na faixa de pedestre. O professor simula uma faixa de pedestre sem semáforo e ensina como passar acompanhada por um adulto.
Imagem retirada do site: http://foto.raulkw.com.br/index.php?showimage=108
Imagem retirada do site: www.ufmg.br/online/arquivos/FAIXA%20DE%20PEDESTRE%20(3).JPG
2º momento – O professor mostra uma imagem e pergunta às crianças se elas sabem do que se trata. Incentiva as crianças para descrever a situação e discute sobre o procedimento para passar numa faixa de pedestre.
Imagem retirada do site: www.senado.gov.br/sf/senado/portaldoservidor/jornal/jornal72/Imagens/transito.jpg
2ª Atividade – Confeccionar um carro de brinquedo.
1º momento - O professor poderá solicitar aos pais caixas de papelão para a confecção de um carro. Essa atividade deve ser feita por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral menor. Perguntar às crianças de que cor elas desejam pintar suas caixas; a pintura é feita com rolinhos. Depois o professor distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas do carro. As crianças podem também escolher os números e as letras.
3ª Atividade – Brincar com carrinhos em uma via de automóveis.
Construir, num espaço grande da escola, uma via de automóveis que possa ter uma faixa de pedestres. Com isso as crianças vivenciam, no faz-de-conta, o respeito ao pedestre e a importância de utilizar a faixa de travessia para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.
Avaliam-se as crianças, analisando se:
a) compreenderam a importância da utilização da faixa de pedestre;
b) participaram da brincadeira demonstrando interesse pelo tema;
c) participaram da confecção dos carros.