Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Aprender a respeitar as leis de trânsito desde a infância: usar cinto de segurança, andar sentado nos ônibus e carros; andar perto dos adultos e segurar-lhe a mão ao atravessar a rua.
Placas de trânsito, cinto de segurança
Atividade 1 – Discutir e analisar situações que requerem segurança.
1º momento – O professor pode iniciar a aula questionando: Quando entramos no carro fazemos o que? Ou colocamos o que? O professor utiliza gravuras, dá algumas orientações que devem ser seguidas para se evitar acidentes no trânsito, sabendo que uma das primeiras precauções é a utilização do cinto, mas que além desta, deve-se ter alguns cuidados como:
a) andar no banco traseiro;
a) dar dica para o adulto obedecer ao semáforo;
c) lembrar o adulto de verificar as condições dos pneus;
c) ficar atento, não distrair o motorista;
d) respeitar áreas de escola e hospitais, não jogar lixo pela janela;
e) ficar atento no trânsito, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, não passar;
f) respeitar o guarda de trânsito.
Imagem retirada do site: www.freewebs.com/educarparaotransito/TRANSITO6.jpg
Imagem retirada do site: www.freewebs.com/educarparaotransito/CINTO03.JPG
Atividade 2 – Fazer uma campanha de mobilização.
1º momento – Dependendo da realidade da escola, do seu estacionamento ou do fluxo de automóveis, o professor pode propor à turma uma campanha de mobilização e conscientização da comunidade escolar. Poderá criar um panfleto para distribuição e algumas placas para mobilização.
Observar o envolvimento e a participação das crianças nas atividades propostas e se elas passaram a reconhecer algumas leis de trânsito e a obedecê-las.