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CONHECER E APLICAR ALGUMAS LEIS DE TRÂNSITO

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a respeitar as leis de trânsito desde a infância: usar cinto de segurança, andar sentado nos ônibus e carros; andar perto dos adultos e segurar-lhe a mão ao atravessar a rua.

Duração das atividades

As atividades são divididas em diferentes momentos co de 20 a 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Placas de trânsito, cinto de segurança

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Discutir e analisar situações que requerem segurança.


1º momento – O professor pode iniciar a aula questionando: Quando entramos no carro fazemos o que? Ou colocamos o que? O professor utiliza gravuras, dá algumas orientações que devem ser seguidas para se evitar acidentes no trânsito, sabendo que uma das primeiras precauções é a utilização do cinto, mas que além desta, deve-se ter alguns cuidados como:
a) andar no banco traseiro;
a) dar dica para o adulto obedecer ao semáforo;
c) lembrar o adulto de verificar as condições dos pneus;
c) ficar atento, não distrair o motorista;
d) respeitar áreas de escola e hospitais, não jogar lixo pela janela;
e) ficar atento no trânsito, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, não passar;
f) respeitar o guarda de trânsito.

Imagem retirada do site: www.freewebs.com/educarparaotransito/TRANSITO6.jpg

Imagem retirada do site: www.freewebs.com/educarparaotransito/CINTO03.JPG

Atividade 2 – Fazer uma campanha de mobilização.


1º momento – Dependendo da realidade da escola, do seu estacionamento ou do fluxo de automóveis, o professor pode propor à turma uma campanha de mobilização e conscientização da comunidade escolar. Poderá criar um panfleto para distribuição e algumas placas para mobilização.

Avaliação

Observar o envolvimento e a participação das crianças nas atividades propostas e se elas passaram a reconhecer algumas leis de trânsito e a obedecê-las.