Portal do Professor

Início do Conteúdo

COLETA SELETIVA NA ESCOLA

Autor e Co-autor(es)

Andréa Morais Diniz imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Discutir a idéia de preservação ambiental;
  • Conhecer o percurso da coleta e o destino do lixo escolar;
  • Identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar. 

Duração das atividades

2 a 3 aulas- 30 a 40 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o professor tenha discutido sobre meio ambiente e ecologia em momentos anteriores.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Discutir sobre o percurso do lixo na escola

1º Momento - Levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre como deve ser feita a coleta seletiva na escola.

2º Momento -  Em uma grande roda, conversar sobre o que é o lixo escolar, como ele é coletado e quais os lugares onde são guardados.

http://4.bp.blogspot.com/_zPuYqPAT3LQ/Sbz6CuJvbSI/AAAAAAAAAK0/Fr___bBwh1Y/s320/roda+de+conversa.jpg 

3º Momento - Realizar uma aula passeio pela escola e observar locais dos coletores de lixo, se a escola encontra-se limpa, qual a atitude das pessoas com o lixo etc. Na volta à sala, produzir desenhos representando o percurso realizado no passeio.Por último discutir com o grupo partindo das percepções do mesmo sobre os cuidados com a higiene na escola.

Atividade 2 - Entrevista com profissionais

1º Momento - Propor a entrevista com um auxiliar de limpeza da escola.  Escrever um convite para o convidado e entregar em mãos. Em outra oportunidade, convidar outro profissional que trabalhe na coleta de lixo da cidade ou em um órgão relacionado à proteção do meio ambiente.

2º Momento - Convidar um profissional da limpeza (auxiliar de serviços gerais) para conversar com os alunos sobre como é tratado o lixo na escola. As perguntas da entrevista devem ser construídas coletivamente pelos alunos e professor. Durante a conversa, também, deve ser levantada a indicação de um expositor (pessoa de uma instituição coletora de lixo ou de uma instituição voltada para os cuidados com o Meio Ambiente) para falar como deve ser organizada a coleta de lixo em uma escola. Este expositor pode ser também convidado para ajudar na organização de propostas para a coleta seletiva da mesma. Se possível, fotografar a visita e expor em seguida para os alunos apreciarem as fotos.

3º Momento - Organizar a roda de conversa sobre a coleta seletiva, refletindo sobre a idéia de preservação ambiental tendo o ser humano como um dos agentes modificadores do meio ambiente.

Atividade 3  - Coleta seletiva no ambiente escolar

1º Momento - Organizar uma aula passeio pela escola, fazendo uma coleta seletiva dos materiais. Separar o lixo segundo a origem dos materiais: papel, metal, orgânico etc, caso não tenha depósito para colocar o material recolhido, reaproveitar caixas de papelão pintadas com as cores universais da coleta seletiva.

2º Momento - Registrar através de desenhos a experiência descrita acima. Por último, realizar uma exposição com as produções gráficas, textos e fotografias relacionadas ao estudo.

Recursos Complementares

Nos sites a seguir, encontrará mais informações e imagens para enriquecer seu planejamento:

www.lixo.com.br 

www.recicloteca.org.br 

Avaliação

Ao final do processo, perceber se os alunos:

  1. identificam as ações do processo coletivo na escola;
  2. conseguem separar o lixo escolar de acordo com a origem do material;
  3. ampliaram as noções sobre ambiente e coleta seletiva na escola.