Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- O significado das parlendas folclóricas e suas características.
- Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração.
- Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Nessa aula será apresentada para os alunos uma importante tradição cultural brasileira, que são as parlendas folclóricas. As parlendas são versos infantis, recitados em brincadeiras de crianças. Através de seus versos fáceis, as parlendas podem ser usadas para melhorar o relacionamento entre as crianças, como forma de ensino da linguagem ou apenas por diversão.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Z6lVvG-OXoI/S_vVLCbcQZI/AAAAAAAADsk/NnhTLbc2zDg/s1600/Parlendas11.jpg
Atividade 1
Nessa atividade o professor começará explicando para os alunos como fazer uma rima entre versos e palavras. Depois ele colocará para os alunos o vídeo da parlenda da baratinha:
http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew&feature=related
Depois o professor pedirá para os alunos completarem a frase da música da baratinha criando um novo verso. Vejam o exemplo a seguir:
A barata diz que tem uma casa bem bacana
É mentira da barata ela tem uma cabana
Há Há Há
Ho Ho Ho
Ela tem uma cabana
Em seguida, todos os alunos analisarão os versos dos colegas, percebendo se as rimas foram colocadas adequadamente.
Atividade 2
Nessa atividade faremos uma brincadeira com uma parlenda chamada de “corre cutia”. Os componentes deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço. Mas para isso, utilizarão a parlenda do uni, duni, tê para selecionar o aluno que ficará com o lenço. Veja a seguir na imagem essa parlenda:
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_xydVJ6jA3bo/SnwsppDE-PI/AAAAAAAAArI/aDRzoT7GvFA/s400/Parlendas4.jpg
Depois dessa escolha o professor pedirá para todos os alunos sentarem na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala:
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moço bonito
Do meu coração.
Depois o dono do lenço então pergunta: - Posso jogar?
E todos respondem: - Pode!
Um, dois, três!
Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.
Atividade 3
Nessa atividade o professor dividirá a turma em dois grandes grupos. Em seguida, o professor distribuirá uma grande corda para os alunos brincarem de pular. Enquanto dois alunos rodam a corda e outro pula no centro, os demais cantam parlendas conhecidas para estimular e ditar o ritmo dos pulos.
Vejam a seguir algumas parlendas para serem cantadas:
“Um homem estranho bateu na minha porta
e eu abri
Senhoras e senhores ponham a mao no chao
Senhoras e senhores pulem de um pé só
Senhoras e senhores deem uma rodadinha
Senhoras e senhores deem uma pirueta
E vá pro olho da rua..."
“Qual é o nome do seu namorado?
A, B, C, D...”
“Corre cotia,
na casa da tia
Corre cipó,
na casa da vó
Lencinho na mão,
caiu no chão
Moça bonita
do meu coração”
No final da aula, os alunos serão reunidos para uma avaliação
Sites: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21
No final da aula, serão feitos alguns questionamentos para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema trabalhado:
a) O que são as parlendas folclóricas?
b) Qual a maior dificuldade para criar uma rima?
c) O que acharam das músicas trabalhadas na aula?