Portal do Professor

Início do Conteúdo

Se divertindo com as Parlendas Folclóricas.

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O significado das parlendas folclóricas e suas características.                   

- Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração.                   

- Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades.

Duração das atividades

50 min/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula será apresentada para os alunos uma importante tradição cultural brasileira, que são as parlendas folclóricas. As parlendas são versos infantis, recitados em brincadeiras de crianças. Através de seus versos fáceis, as parlendas podem ser usadas para melhorar o relacionamento entre as crianças, como forma de ensino da linguagem ou apenas por diversão.  

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Z6lVvG-OXoI/S_vVLCbcQZI/AAAAAAAADsk/NnhTLbc2zDg/s1600/Parlendas11.jpg 

Atividade 1

Nessa atividade o professor começará explicando para os alunos como fazer uma rima entre versos e palavras. Depois ele colocará para os alunos o vídeo da parlenda da baratinha:

http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew&feature=related 

Depois o professor pedirá para os alunos completarem a frase da música da baratinha criando um novo verso. Vejam o exemplo a seguir:   

A barata diz que tem uma casa bem bacana  

É mentira da barata ela tem uma cabana 

Há Há Há

Ho Ho Ho

Ela tem uma cabana   

Em seguida, todos os alunos analisarão os versos dos colegas, percebendo se as rimas foram colocadas adequadamente.

Atividade 2

Nessa atividade faremos uma brincadeira com uma parlenda chamada de “corre cutia”. Os componentes deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço. Mas para isso, utilizarão a parlenda do uni, duni, tê para selecionar o aluno que ficará com o lenço. Veja a seguir na imagem essa parlenda:

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_xydVJ6jA3bo/SnwsppDE-PI/AAAAAAAAArI/aDRzoT7GvFA/s400/Parlendas4.jpg 

Depois dessa escolha o professor pedirá para todos os alunos sentarem na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala:   

Corre, cutia

Na casa da tia

Corre, cipó

Na casa da avó

Lencinho na mão

Caiu no chão

Moço bonito

Do meu coração.   

Depois o dono do lenço então pergunta:   -  Posso jogar?   

E todos respondem:   -  Pode!

Um, dois, três!

Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.

Atividade 3

Nessa atividade o professor dividirá a turma em dois grandes grupos. Em seguida, o professor distribuirá uma grande corda para os alunos brincarem de pular. Enquanto dois alunos rodam a corda e outro pula no centro, os demais cantam parlendas conhecidas para estimular e ditar o ritmo dos pulos.

Vejam a seguir algumas parlendas para serem cantadas:

“Um homem estranho bateu na minha porta

e eu abri

Senhoras e senhores ponham a mao no chao

Senhoras e senhores pulem de um pé só

Senhoras e senhores deem uma rodadinha

Senhoras e senhores deem uma pirueta

E vá pro olho da rua..."

“Qual é o nome do seu namorado?

A, B, C, D...”

“Corre cotia,

na casa da tia

Corre cipó,

na casa da vó

Lencinho na mão,

caiu no chão

Moça bonita

do meu coração”

Fonte: http://www.wallstreetfitness.com.br/imgs/Fotos/pular_corda_exercicio_simples_que_motiva_as_criancas.jpg 

No final da aula, os alunos serão reunidos para uma avaliação

Recursos Complementares

Avaliação

No final da aula, serão feitos alguns questionamentos para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema trabalhado:

a) O que são as parlendas folclóricas?

b) Qual a maior dificuldade para criar uma rima?

c) O que acharam das músicas trabalhadas na aula?