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PRESERVAÇÃO DOS MANGUES.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Mapear áreas de mangue no Brasil para compreender a localização desse espaço físico;
  • Estudar o ambiente físico dos mangues para entender a transição entre o ambiente terrestre e marinho;
  • Analisar a preservação dos mangues em diferentes regiões;
  • Expressar o entendimento da necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente.

Duração das atividades

3 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Áreas de Mangue no Brasil

- Ambiente físico dos Mangues

- Preservação dos Mangues

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: Mapeando as áreas de mangue no Brasil.   

1º Momento: Professor  leve para sala de aula mapas  indicando  lugares do Brasil com mangues. Divida a sala em grupos, cada grupo de posse de um mapa do Brasil, procura  essas áreas e marcam no próprio mapa. Para dinamizar, o professor pergunta porque o mangue está presente somente nestas áreas e não em outros locais? E após as respostas dos grupos faz um aprofundamento sobre o tema.

Manguezais no Brasil

Localização: Localizam-se no encontro de rios e mares. Estima-se que, em todo o planeta, existam cerca de 172 000 km² de manguezais. Desse total, cerca de 15%, ou seja, cerca de 26.000 km², distribuem-se pelo litoral do Brasil, desde o estado do Amapá até Laguna, em Santa Catarina.

Em Pernambuco existem cerca de 270 quilômetros quadrados de manguezais; na Paraíba, cerca de 160 quilômetros quadrados; o Maranhão detém 85% dos manguezais da região norte-nordeste, o que equivale a 500 mil hectares. A ilha de Fernando de Noronha é a possuidora da menor extensão de manguezal no país.

Fonte:  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:World_map_mangrove_distribution.png

  2º Momento: O professor solicita que os alunos façam leitura sobre o ambiente físico do mangue. Cada grupo estuda sobre este ambiente, para discutir no grande grupo sobre esse ecossistema.

Sugestão de texto:

  “O ecossistema manguezal”

http://vivimarc.sites.uol.com.br/manguezal2.htm   

OBS: Professor oriente os alunos o modo como devem organizar a discussão no grande grupo.

Ao final da leitura os alunos se organizam para tratar de situações dos mangues que podem ser discutidas. 

Atividade 2: Assistindo vídeos.

1º Momento: Professor escolha alguns vídeos que possam estar mostrando a preservação do mangue em diferentes regiões do Brasil. Os alunos assistem, fazem comentários e escrevem um texto ressaltando a importância da preservação do mangue.  

Sugestões:

http://www.youtube.com/watch?v=xEUNZ0EUByc; 

http://www.youtube.com/watch?v=jXOWycn6EqE;

Projeto mangue vivo -

 http://www.youtube.com/watch?v=We0lrNMWmWU;

http://www.youtube.com/watch?v=vPY8rsmTXKg&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=_KGHxk5s2y0   

Ao final, os alunos fazem uma campanha de preservação dos mangues. Planejam desde a confecção de cartazes e panfletos. Esse alerta poderá ser feito na escola e também em áreas de mangue da sua cidade, para os moradores próximos às áreas do mangue.

2º Momento: Professor realize a brincadeira do telefone sem fio, discutindo questões relacionadas a preservação. Nesse momento, acompanhe a expressão e o entendimento da necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente. Divida a turma em 4 grupos e cada um cria frases expressando a necessidade de preservação do mangue. Em seguida uma criança de um dos grupos inicia a brincadeira passando a mensagem que seguirá sucessivamente até o último aluno da roda, o qual expressará a mensagem em voz alta.

o

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

- Identificar as áreas de mangue no Brasil;

- Compreender a transição entre o ambiente terrestre e marinho dos manguezais;

- Familizarizar-se com a preservação dos mangues em diferentes regiões;

- Apropriar-se do conhecimento que pressupõe a necessidade da preservação do mangue para equilíbrio do meio ambiente.