NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Essa aula não necessita de conhecimntos prévios.
Atividade 1 – CRIAÇÃO DE UM CORAL
1º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com os alunos na roda sobre a criação de um coral, buscando saber das crianças o que elas sabem acerca do coral.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá levar as crianças a sala de vídeo e apresentar um vídeo sobre um coral, para que as crianças percebam a estrutura de um coral.
http://www.youtube.com/watch?v=Qv3jTXaK8cs&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=pPOLtskMVCc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=q0uf0hJKjjw
http://www.youtube.com/watch?v=Jon07-SqmzU&feature=related
Ao final das apresentações o grupo deverá emitir suas opiniões acerca dos corais.
Atividade 2– MÚSICAS PARA UM CORAL
1º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com os alunos na roda sobre a escolha das músicas para o coral. O professor deverá com antecedência escolher algumas músicas que as crianças já conheçam pensando em algumas novas (5 músicas é o ideal). O (a) professor (a) deverá ouvir as músicas com as crianças e selecionar as músicas para o repertório.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá providenciar as letras das músicas para que as crianças lerem na hora de cantar. Essa estratégia ajudará as crianças aprenderem mais rápido as letras das músicas, como também a prática da leitura. As letras das músicas poderão ser ilustradas pelas crianças.
Fonte: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA.
Atividade 3– ENSAIO DAS MÚSICAS COM O CORAL
1º Momento: O (a) professor (a) deverá a cada ensaio cantar as músicas já aprendidas e uma nova. Até que todos aprendam todas as músicas. O (a) professor (a) deverá combinar com as crianças, as que farão solo. Ou, separar a estrofe que só os meninos cantaram, ou a estrofe que só as meninas cantaram.
http://pequenopolis.wordpress.com/page/8/
Obs. O(a) professor(a) deverá combinar com os alunos o dia da apresentação ea quantidade de ensaios necessários para apresentação, bem como, o figurino que irão vestir, que poderá ser decidido por votação. Cada ensaio deverá ter duração de 30min.
Atividade 4: APRESENTAÇÃO DO CORAL
1º Momento: O (a) professor (a) deverá ensaiar algumas vezes com as crianças no local da apresentação para que elas se familiarizem com o espaço e com a sua posição no lugar correto.Antes do ensaio o (a) professor (a) deverá ir ao local do ensaio e instalar o equipamento que usará para a apresentação (aparelho para cd e/ou caixa de som para o instrumento que será usado violão, piano etc).
2º Momento: O (a) professor (a) deverá junto com os alunos criar um convite para convidar aos pais para assistirem a apresentação do coral. Nesse convite deverá ter:
Data:
Hora:
Local:
O(a) professor(a) deverá organizar com as crianças a parte textual do CONVITE. Depois deverá reproduzir com xerox e deixar que cada criança faça a parte gráfica (ilustração) do convite que levará para sua família. O (a) professor(a) deverá reproduzir uma quantidade maior e após a ilustração feita pelas crianças distribuir na escola para as outras salas.
3º Momento: O(a) professor(a) deverá no dia da apresentação organizar o local, os instrumentos e equipamentos necessários. Fazer um breve ensaio com as crianças antes da apresentação. Obs: Se possível o professor deverá fazer a apresentação em um auditório.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coro_(grupo_de_cantores)
Fonte: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
Avaliar se as crianças: