Portal do Professor

Início do Conteúdo

FESTA JUNINA

Autor e Co-autor(es)

RUTH REGINA MELO DE LIMA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas; 
  •  Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas);
  •  Representar essa festividade por meio da arte visual.

Duração das atividades

4 aulas com duração de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Saber  o que é uma festa
  • Diferenciar algumas festas da cultura brasileira
  • Estabelecer semelhanças e diferenças entre as festas da nossa cultura.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho e da escrita o que tem nessa festa (músicas, danças, enfeites, comidas, lendas).

 

Fotos da Professora Ruth Regina

O professor juntamente com as crianças poderão pesquisar a origem da festa junina, e confeccionarem cartazes para ficar exposto na escola.

SUGESTÕES:

 Livro: “Como é Bom Festa Junina” do autor Ivã Ramon do Amaral Avi.

 Site: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm   E http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina  

2º MOMENTO – Apresentação de vídeos que retratem diferentes quadrilhas no Brasil. 

O/a professor/a e seus alunos poderão apreciar os vídeos e depois conversarem sobre o que perceberam e acharam interessante, destacando as roupas, músicas e coreografia da festividade junina.

Vídeos das quadrilhas tradicionais:

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=344153 

http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4 

vídeos das quadrilhas estilizadas:

http://www.youtube.com/watch?v=0P3m54ZJw1o 

http://www.youtube.com/watch?v=cl9WOSxmvGI 

  • Qual quadrilha vocês gostaram mais? Por que?
  • Qual vocês já dançaram?
  • Qual a diferença entre elas?
  • Como é o figurino da quadrilha tradicional?
  • Como é o figurino da quadrilha estilizada?

3º MOMENTO – Apreciação de algumas obras de arte que retratem o tema das festas juninas.

O/a professor/a trás para o conhecimento e apreciação dos alunos a vida e obra do artista plástico, Alfredo Volpi. Esse momento é composto pelo conhecimento da biografia do autor e algumas de suas obras. Os alunos são orientados a escolherem uma de suas obras que retrate a festa junina e a realizarem uma leitura da mesma dizendo suas impressões a respeito da obra destacando alguns elementos nela presente (o tema, as cores, formas entre outros).

fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Ru7_nAhseTc/SVXQNiNA4CI/AAAAAAAAAMY/zUX9gAQge7M/s400/volpi10.bmp 

O professor poderá sugerir como técnica para a releitura da obra - recorte e colagem, disponibilizando o material: revistas, folhas coloridas, cola, tesoura, tinta guache.

4º MOMENTO: Criação e produção de uma obra de arte que retrate a festa junina.

Após os alunos terem realizado a leitura de algumas obras do autor acima citado, o/a professor/a solicitará a criação de uma obra que retrate a festa junina.

OBS: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da escola.   

Recursos Complementares

Avaliação

  • Saibam destacar alguns aspectos que caracterizam a festa junina
  • Consigam verbalizar e registrar os conhecimentos aprendidos sobre a festa junina