Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um safári pelo continente africano

Autor e Co-autor(es)

EDNA MARIA DA SILVA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano;
  • Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana;
  • Vivenciar a construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais.

Duração das atividades

3 aulas com duração de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  •  Consideramos importante o professor contextualizar esta aula trazendo conceitos como vegetação e fauna de forma geral, para que as crianças se familiarizem com os aspectos específicos do continente africando.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula poderá ter início com uma roda de conversa sobre o que as crianças já sabem sobre os aspectos do continente africano que pretendemos nesta aula - vegetação e fauna, que serão registrados num cartaz coletivo. Em seguida, o professor apresenta uma sequência de imagens de animais e pede que as crianças digam se moram na Africa ou não. Nesse momento, o professor vai colando a imagem num quadro/mural/parede e separando em dois grupos - animais da Àfrica e animais de outros lugares e forma que se organize um painel.

         ANIMAIS DA ÁFRICA

Fonte: http://www.africa-turismo.com/imagens/girafas.jpg            

Fonte:   http://www.africa-turismo.com/imagens/elefantes-africa.jpg 

Fonte: http://www.africa-turismo.com/imagens/hipopotamos-2.jpg   

Em seguida sugerimos que o professor encaminhe uma apresentação mais detalhada dos animais que constituem a fauna africana ressaltando hábitos, características principais para que as crianças possam construir um repertório de informações a respeito destes animais.

2º MOMENTO:

O professor dará continuidade a aula propondo que as crianças representem os animais que constituem a fauna africana num mapa do continente previamente organizado pelo professor (xerografado, mimeografado, etc). Esta atividade permitirá que as crianças possam sintetizar suas aprendizagens e consigam exercitar seu potencial criativo produzindo desenhos, distribuindo os animais pelo território africano, segundo os hábitos de cada espécie.

O professor poderá organizar, também, um texto-síntese das informações que aprenderam sobre os animais. As sínteses curtas, ao longo do nosso trabalho, permitem que as crianças possam construir numa constante suas aprendizagens e apropriações.

OS ANIMAIS DA ÁFRICA

           ESTUDANDO SOBRE A ÁFRICA NÓS VIMOS QUE MUITOS MUITOS ANIMAIS DE LÁ SÃO SELVAGENS, COMO: OS LEÕES, AS GIRAFAS, OS ANTÍLOPES, OS LEOPARDOS, OS BÚFALOS, OS MACACOS BABUÍNOS, AS ZEBRAS, OS TIGRES, OS ELEFANTES, OS RINOCERONTES E AS COBRAS/SERPENTES.

           CADA UM DESSES ANIMAIS SE ALIMENTA DE TIPOS DE COMIDAS DIFERENTES. ELES PODEM SER CARNÍVOROS COMO OS LEÕES OU HERBÍVOROS COMO AS GIRAFAS.

TEXTO COLETIVO - 1º ano vespertino

Fonte: NEI/UFRN

Fonte: NEI/UFRN

3º MOMENTO -  A VEGETAÇÃO DA ÁFRICA

O professor dará início à discussão da temática deste momento numa roda de conversa, com o enfoque na vegetação africana. Como sugerimos anteriormente, as discussões poderão ser provocadas a partir da leitura de imagens que definem a vegetação da África, como as que apresentamos logo a seguir.

 Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Savana_Africana     http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRC_a1GM1bIjEWsphUdPm90SpPxFdTqMr2sXdepRC7mxgDK4I0&t=1&usg=__c2JaFzkkU2ADhkn3-cNWjmC9wu0=  

                AS SAVANAS AFRICANAS 

             Nós do 1º ano "A" - tarde aprendemos que na África não tem florestas, nem selvas, só tem grandes savanas. As savanas são tipo umas florestas, mas lá não tem muitas árvores grandes, tem bastante grama, areia e pequenas árvores.

             Nas savanas, a maioria das árvores tem poucas folhas, porque lá é muito quente e, por isso, as folhas murcham e caem. Os animais não podem se esconder por causa que o espaço é muito aberto. A maioria deles vão correr para salvar suas vidas, como os antílopes.

           Lá na África as pessoas fazem safári, que é um passeio pelas savanas africanas, mas não pode sair do carro, porque é muito perigoso. Os animais são selvagens e querem comida!

TEXTO COLETIVO

 Fonte:                                                                                                                              http://www.nature-pictures.org/foto_DO_prezentacji/4541_fe31d6bf82ab523330501130bf55cb22_1.jpg  

4º MOMENTO:

O professor poderá continuar a aula propondo para as crianças a ideia de construção de 'mini savanas' ou 'mini safáris' por parte das crianças para que pudessem organizar todo o conhecimento que puderam sintetizar com esta a aula. Vale salientar que alguns desses materiais devem ser pedidos previamente às famílias.

Para a construção da maquete será necessário, para cada grupo de 4 ou 5 crianças:

  1. uma caixa de sapato ou outra dimensão
  2. animais de brinquedo que constituam a fauna africana - girafa, zebra, leão, elefante...
  3. papel crepom verde claro.
  4. cola de isopor
  5. plantas artificiais
  6. areia
  7. tinta guache branca
  8. pincel

O professor sugere que a elaboraçaõ coletiva de um plano de orientação para a construção da maquete Q ue poderá possuir os seguntes passos:

  1. Pintar a parte externa da caixa com tinta guache branca.
  2. Depois que a caixa estiver seca, encher com areia molhada até  mais da metade.
  3. Jogar bastante cola por cima da areia e colocar o pedacinhos de papel camuça formando uma grama.
  4. Fixar os animais e plantas com cola de isopor distribuídos pelos espaço disponível.

O professor divide a turma em pequenos grupos e juntos iniciam o processo de construção. Ao trémino da aitividade cada grupo  identifica seu trabalho para uma exposição posteriormente.

 

Fonte: NEI/UFRN

Fonte: NEI/UFRN

 Fonte: NEI/UFRN

Recursos Complementares

Para um melhor desenvolvimento da aula sugerimos consultar os seguintes links e textos refereciados:

http://www.africa-turismo.com/animais.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Savana_Africana

 África: a bola da vez. In:   Revista Nova Escola, Ano XXV , nº 232, Editora Abril, maio de 2010. p. 40 – 47.

África: pinte um safári exclusivo. In: Professor Sassá, Ano II, nº 24.

 FLEXER, Michael J. Madagascar 2 : o livro do filme. Caramelo Livros Educativos.

RIBÓN, Marta. Descubra o mundo: África. Ciranda Cultural, São Paulo, 2008.

Avaliação

Ao final da aula as crianças deverão ser capazes de:

  • Falar sobre o tipo de vegetação característico do continente africano.
  • Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana.
  • Participar da construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais.