Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.
Para contextualizar o assunto, o professor (a) poderá elaborar previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar.
Após as apresentações, o professor (a) poderá levantar alguns questionamentos:
A partir deste momento o professor (a) poderá apresentar o termo BULLYING. Explicando o significado deste termo. Segue sugestão de conceituação da palavra:
Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poderá criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:
Poderá solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.
Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poderá previamente apontar algumas questões, mas é importante que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões:
A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).
O material “Cartilha sobre Bullying” poderá ser reproduzido e trabalhado com os alunos. O professor fará leitura com todo o grupo e poderá explicar cada situação.
Material disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf
O professor (a) apresentará para a turma imagens que representam bullying na esco la (sugerimos utilizar projetor multimídia):
Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situação. Esta atividade possibilitará ao professor identificar como cada aluno compreende o assunto em questão.
Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, do agressor, testemunha, etc. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.
A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas e vizinhos.
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia hist órico-crítica.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crític a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Cartilha Bullying disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19
Vídeo sobre Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM
Webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=1717&id_pagina=1
Sugerimos alguns critérios norteadores para a avaliação: