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Bullying não é brincadeira!

Autor e Co-autor(es)

Suelen Fernanda Machado imagem do usuário

CAMPO MOURAO - PR NTE - CAMPO MOURÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adotar atitudes de respeito com o próximo. Perceber a importância de ter um bom convívio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor pode ter trabalhado previamente questões relativas à violência no mundo, guerras no mundo. Porque elas acontecem? Demonstrando que pequenas guerras ocorrem também em nosso cotidiano, e que muitas vezes estão relacionadas à nossa atitude perante a sociedade.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/pratica_social.gif

Para contextualizar o assunto, o professor (a) poderá elaborar previamente pequenas cenas que expressem ações de bullying na escola. Na forma de dramatização, os alunos separados em grupos, terão que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento não há necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo é promover uma discussão e reflexão acerca dos atos de violência, humilhação e perseguição ocorridas no cotidiano escolar.

Após as apresentações, o professor (a) poderá levantar alguns questionamentos:

  • Essas atitudes são comuns em nossa escola?
  • Alguém já presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no pátio, ou no recreio?
  • Como isso aconteceu?
  • Alguém já foi vítima de ações como está em nossa escola?

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A partir deste momento o professor (a) poderá apresentar o termo BULLYING. Explicando o significado deste termo. Segue sugestão de conceituação da palavra:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Apresentacao1.jpg

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml

 Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poderá criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Slide1.JPG

Poderá solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.

Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poderá previamente apontar algumas questões, mas é importante que os alunos também participem da construção destas questões que deverão ser trabalhadas na instrumentalização. Abaixo algumas sugestões:

  • O que significa Bullying?
  • O que significa ser vítima de bullying?
  • O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?
  • O que significa ser testemunha do bullying?
  • Quais os tipos de bullying existentes na escola?
  • O que fazer para não ser vítima desse tipo de violência?
  • Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?

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A instrumentalização é o caminho pelo qual o conteúdo sistematizado é posto à disposição dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorporá-lo, transformem-no em instrumento de construção pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).

O material “Cartilha sobre Bullying” poderá ser reproduzido e trabalhado com os alunos. O professor fará leitura com todo o grupo e poderá explicar cada situação.

Material disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf

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O professor (a) apresentará para a turma imagens que representam bullying na esco la (sugerimos utilizar projetor multimídia):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Bullying.jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/fight.jpg undefined undefined

Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situação. Esta atividade possibilitará ao professor  identificar como cada aluno compreende o assunto em questão.

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Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situações de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poderá ilustrar uma situação, seja de vítima, do agressor, testemunha, etc. Esses cartazes poderão ficar em exposição em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.

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A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situação a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de ação que especifique, com base no conteúdo trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, fará em sua prática diária, em seu cotidiano. É um compromisso assumido pelo aluno, que poderá ocorrer dentro da própria escola, como também em casa com seus colegas e vizinhos.

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Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia hist órico-crítica.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedago gia Histórico-Crític a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Cartilha Bullying disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19

Recursos Complementares

Avaliação

Sugerimos alguns critérios norteadores para a avaliação:

  • Participação nas discussões e reflexões a partir das questões norteadoras (oralidade);
  • Capricho, criatividade e ligação com os conceitos trabalhos durante a aula para elaboração do texto, que poderá ser descritivo ou narrativo (uma situação real ou fictícia);
  • Trabalho colaborativo na criação dos cartazes, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo;
  • Participação efetiva na construção do plano de ação, sugerindo ao menos uma situação concreta a ser realizada por ele.