Portal do Professor

Início do Conteúdo

Festas Populares Brasileiras

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a diversidade cultural brasileira através de elementos populares como festejos, danças, pratos e trajes típicos; Perceber que o Brasil é composto de diferentes matrizes étnicas e que o folclore é um patrimônio desses grupos;

Duração das atividades

A duração dessa atividade depende da realidade do docente, recomenda-se pelo menos duas aulas de 50 minutos cada e posteriormente a organização de uma feira ou exposição dos pratos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Festas populares e seus pratos típicos são marcas registradas da cultura brasileira.  Nosso país possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas e comemorações  que pelos quatro cantos do país exaltam a nossa cultura.

Essas tradições fazem parte da vida de muitas pessoas. Os hábitos do povo conservaram a cultura através dos tempo. Quanto aos pratos típicos, só de falar, dá água na boca! Feijoada, moqueca, churrasco, pato no tucupi, tutu de feijão, acarajé... a lista de pratos é extensa. Em comum, o fato de todos eles serem reconhecidos como receitas de sabor brasileiro. Uma característica da culinária brasileira é ser tipicamente regional.

Essa grande variedades de festas  e pratos típicos regionais, é resultado de uma mistura de índios, portugueses e africanos com suas distintas matrizes culturais. Trabalhar essas festividades e sua gastronomia em sala de aula, é uma maneira de trabalhar a geografia, a arte e a história nacional, valorizando essas tradições.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/monjolo_materia.jpg

 

Sugestão de Atividade

A proposta da presente sugestão de aula é desenvolver um trabalho de identificação regional e cultural brasileira através de festividades nacionais, pratos típicos, danças e costumes do folclore regional, onde os alunos possam conhecer um pouco mais das matrizes étnicas e culturais quer formam a identidade nacional.

Sugere-se que essa proposta de aula seja desenvolvida de maneira interdisciplinar, trabalhada com o professor de história e artes. A mesma pode culminar em um festival de folclore das regiões brasileiras ou ser desenvolvida junto com uma feira na escola.

Para tanto, divida sua sala em grupos, conforme as cinco regiões brasileiras. Cada grupo irá pesquisar:

  • manifestações do folclore;
  • danças típicas;
  • comidas tradicionais;
  • usos e costumes;
  • roupas típicas

E outras idéias que o professor e alunos pensaram.

A título de sugestão aqui vão algumas sugestões de festas populares:

Folia de Reis

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/spacer.gif http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/spacer.gif http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/folia_reis.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/spacer.gif

Festas Juninas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/festa_junina.jpg

Cavalhada

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/fl30_cavalhada_go%5B1%5D.jpg

 

Festa do Boi Bumbá

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1652/imagens/bumba_boi.jpg

 Algumas sugestões de pratos por região são:

  • Região Norte: Pato no tucupi
  • Nordeste: Carne de sol
  • Centro-Oeste: Arroz com pequi,
  • Sudeste: Feijoada
  • Sul Churrasco gaúcho,

 

Feita essa divisão das atividades na sala de aula, de maneira que todos os alunos estejam envolvidos e engajados, os grupos ficarão responsáveis por representar os resultados de suas pesquisas sobre as atividades folclóricas como dança, música, festejos, exaltando seus elementos culturais.

 

Nessa atividade é fundamental a presença dos pais, auxiliando na produção dos alimentos e preparação das roupas. Sugere-se que seja feito um festival sobre a diversidade cultural das regiões brasileiras.

 

É uma maneira de integrar escola e comunidade, com vistas à formação integral dos educandos. Os resultados da feira, como fotos ou registros em vídeos podem ser postados em um blog por exemplo.

Recursos Complementares

www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm www.ifolclore.com.br/

Avaliação

Participação nas atividades de pesquisa sobre elementos folclóricos regionais; Participação no evento; Participação nas apresentações de dança, música ou festejos;