Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Resgatando a cultura popular
O professor iniciará a aula questionando os alunos sobre seus conhecimentos em relação ao folclore e a cultura popular: (Caso seja possível, o professor deve levar para sala de aula uma colher de pau e uma panela de barro, e apresentar aos alunos as seguintes imagens)
Carnaval anos 50
Desfile da escola de samba – Mangueira em 2006.
Festa do Bumba meu boi – Norte e Nordeste
Capa dos folhetos de Literatura de Cordel
Após apresentar os objetos e as imagens o professor deverá perguntar aos seus alunos: O que a colher de madeira e a panela de barro tem em comum? O que o carnaval, bumba meu boi e o cordel tem em comum?
O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos (certas e erradas) e depois explicar para eles o que é cultura popular e o folclore.
O folclore é o estudo que engloba todas as atividades populares: música, literatura, representações dramáticas, festas populares e religiosas (folia de reis, festa junina, etc.) confraternizações, pintura, escultura, arquitetura, entre outros. |
Para contextualizar sua explicação o professor poderá utilizar o vídeo “Mais Educação” sobre Folclore.
Seguindo o resgate sobre a cultura popular o professor deverá apresentar aos alunos exemplos das manifestações artísticas:
Música: cirandas infantis, colheitas ou festas religiosas
Escravos de Jó
Escravos de Jó |
Literatura popular: Cordel
Cordel Rimando o Brasil
Vou falar sobre essa pátria |
O vídeo A Arvore do Dinheiro, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=2p7gMAPwcaU
Artes dramáticas: folguedos natalinos
Chegança de mouros Auto popular brasileiro do ciclo natalino, baseado em velhos elementos ibéricos. Procura fixar a luta secular entre cristãos e mouros. O tema central é a abordagem de uma nau moura por outra cristã. Há o encontro das tripulações em terra, a luta simulada e finalmente o batismo dos mouros. Episódios sobre a vida do mar, com brigas e contrabando, também integram o auto. Personagens principais: Comandante (Mar-e-Guerra ou Tenente-General), Piloto, Contra-Mestre, Patrão ou Capitão-Patrão, Calafate, Gajeiro, Padre, Médico, Rei-Cristão, Rei-Mouro, Embaixador-Mouro. A música das cheganças, embora apresente documentos muitas vezes belíssimos - dizia Mário de Andrade - nada tem de nacional, como caráter. Entretanto, ele não deixa de reconhecer o valor folclórico das melodias. A nossa chegança de mouros começa com versos assim, mas de bonita e saudosa melodia:
Na saída de Lisboa,
|
Oktoberfest é uma manifestação popular que resgata a tradição germânica, sua primeira edição foi em 1984. A festa dura 17 dias com a apresentação de vários grupos folclóricos, músicas, danças, trajes típicos e culinária.
O bumba meu boi é outra manifestação artística presente no Norte e Nordeste do país. O professor pode utilizar o vídeo “São Luís” que trata brevemente sobre a festa.
Arte naif:
O termo arte naïf aparece no vocabulário artístico, em geral, como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. Nesse sentido, a expressão se confunde freqüentemente com arte popular, arte primitiva e art brüt, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação criadora de pessoas estranhas à tradição e ao sistema artístico. A pintura naïf se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores) e pela visão ingênua do mundo. As cores brilhantes e alegres - fora dos padrões usuais -, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, a visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística. |
Conheça mais sobre o termo no site: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5357
"Cavalos ao Luar", obra de Edgar Calhado
Cerâmica:
Panelas de barro
Arquitetura:
Casa de pau a pique
Aula 02:
Professor! Para realizar essa atividade reserve de duas a quatro aulas para acompanhar as pesquisas, produção dos recursos e ensaios das apresentações.
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre a cultura popular do país é hora de pesquisar sobre as manifestações culturais de sua região.
![]() |
A turma será dividida em equipes que pesquisarão sobre os seguintes temas: Artesanato, arquitetura, pintura, festas populares, manifestações dramáticas, músicas, literaturas, lendas, culinária, etc. Sugerimos que a apresentação do resultado da pesquisa seja feita uma feira no mês de agosto. Caso a escola tenha disponibilidade, o professor pode dividir os temas entre as turmas (cada turma pesquisará um tema sugerido) Os grupos apresentarão a escola os resultados da pesquisa por meio de vídeos, exposições fotográficas, apresentações de danças, músicas e literaturas. |
Sugestão de avaliação:
Critérios | 100 | 80 | 50 |
Participação | Participou de todas as atividades propostas e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Não participou das discussões, apenas realizou algumas atividades, não contribuindo para o grupo |
Qualidade das fontes pesquisadas | Utilizaram ao menos 3 fontes confiáveis durante a pesquisa | Utilizaram ao menos 2 fontes confiáveis durante a pesquisa | Utilizaram ao menos 1 fonte confiável durante a pesquisa |
Organização do trabalho | O grupo dividiu as tarefas de modo que todos participaram da pesquisa e sabem apresentar todo o trabalho | O grupo dividiu as tarefas, porém nem todos os alunos participaram da pesquisa | Alguns alunos apenas participaram do trabalho |
Criatividade na proposta | Os alunos foram criativos e inovadores na apresentação do trabalho | Os alunos foram criativos em alguns aspectos do trabalho | Os alunos poderiam ser mais criativos na elaboração da proposta |
Nome | Tipo |
---|---|
São Luís | Vídeo |
Folclore | Vídeo |