Portal do Professor

Início do Conteúdo

Identidade cultural

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir uma identidade cultural; valorizar as manifestações populares e compreender significados; participar de situações comunicativas, elaborando textos para publicação de informações pesquisadas; desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Faça um levantamento do que sabem sobre Folclore e sobre costumes da região onde moram. Um levantamento sobre o que sabem sobre editores de texto também será útil para a organização dos grupos na etapa de publicação das pesquisas.

Estratégias e recursos da aula

Pergunte aos alunos o que entendem por Folclore. Anote tudo o que os alunos disserem sobre o tema.

Exiba o vídeo Folclore disponível no Portal do Professor:


Folclore

Comparem as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado no vídeo, verificando se há contradições ou aspectos a serem complementados. 

Pergunte-lhes quais são os costumes e as tradições da região onde moram, tais como festas, artesanato, comidas, brincadeiras, contos... Ajude a complementar esse levantamento, ampliando-o, se necessário.
 

Divida a turma em grupos, peça que escolham uma das tradições apontadas e busquem dados sobre a mesma (histórico, características...) em pelo menos três fontes distintas: entrevistas com moradores, Instituições locais e Internet (site da cidade e outros). Combine com os grupos a data em que deverão trazer as informações pesquisadas externamente e a data que farão as pesqusias na Internet usando a sala de informática da escola.

Acompanhe a busca dos alunos na Internet, sugerindo também algumas páginas. Oriente aos alunos como salvar informações relevantes para retoamda posterior.

Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente a partir dos dados coletados na Internet e demais fontes de informação. Enfatize a importância de citar as fontes das informações!

Ajude seus alunos a revisarem os textos para uma publicação.

Para divulgar as informações pesquisadas e valorizar a cultura local, crie um espaço de publicação para a turma na Internet. Há várias ferramentas disponíveis na Internet para esse fim. Veja um exemplo utilizando Wordpress:
 

Acesse http://pt-br.wordpress.com/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress1.jpg

Preencha os formulários de cadastro com dados de um responsável e as opções do blog (título, idioma...):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress2.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress3.jpg

Ative a conta acessando o endereço de e-mail usado no formulário de registro e clicando no link que aparecer na mensagem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress4.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress5.jpg

Você visualizará a página inicial do Blog:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress6.jpg

Faça o login (usuário e senha) e pode faça as alterações de lay out que quiser, clicando em Design:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress7.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress8.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress9.jpg

Para os alunos publicarem devem clicar em Escrever:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress10.jpg

Para inserir imagens e outras mídias usem a barra de ferramentas em Post:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/930/imagens/wordpress11.jpg

Faça intervenções para que seus alunos revisem a publicação final. Peça que usem a ferramenta de correção ortográfica do próprio editor de texto e estimule que pensem como melhorar outros aspectos envolvendo coesão e coerência que forem necessários.

Peça que os alunos divulguem o link das publicações na escola e na comunidade, solicitando que os visitantes deixem comentários!

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Folclore Vídeo

Recursos Complementares

Saiba mais sobre folclore: http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm ; http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore .

Avaliação

Proponha que os participantes do grupo façam uma auto-avaliação sobre o que aprenderam no processo e observe a participação dos alunos na produção textual coletiva.