Ana Cristina de Almeida Sonza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recursos educacionais:
Preparando a aula:
Na aula anterior a esta solicite aos alunos que tragam chapas com exames de Raios x.
Introduzindo a aula: (5 a 10 min.)
Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data-show.
Inicialmente, peça aos alunos que separem as chapas de raios x (trazidas de casa) e se organizem formando grupos com três componentes. Proponha questões que estimulem os alunos a explicar o porquê de alguns órgãos poderem ser identificados na chapa de raios x e outros não. A partir das discussões dos alunos, introduza a aula dizendo que eles vão fazer uma atividade de simulação no computador para que possam compreender o princípio da obtenção das chapas de raios x.
Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)
Oriente os alunos para executarem no computador a simulação da atividade do Laboratório Virtual da USP sobre o funcionamento dos raios x: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_radioatividade2.htm. O software é uma simulação que relata a história em que um garoto sofre um acidente e se machuca e, ao ser socorrido no hospital, aprende sobre o funcionamento dos raios x e a radioatividade.
Em seguida, a atividade sobre propriedades das emissões radioativas:
Propriedades das emissões radioativas: cargas, ou reproduza essas atividades no seu computador com o uso de data-show. O software é uma simulação que identifica as cargas das emissões radioativas alfa (α), beta (β) e gama (γ), detalhando a equação de desintegração, devidamente balanceada de cada radioisótopo apresentado na atividade.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Após a simulação, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas abaixo para que eles possam relacionar a existência dos raios x com as emissões radioativas. O professor deverá circular na sala verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitadas.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão refazer a simulação no computador.
Ao final da aula, o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.
Sugestão de atividade complementar:
A partir dessa aula o professor poderá abordar, mais detalhadamente, o histórico da descoberta dos raios x, como ainda utilizar essa aula para introduzir as Leis da radioatividade.
Nome | Tipo |
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Propriedades das emissões radioativas: cargas | Animação/simulação |