Portal do Professor

Início do Conteúdo

Desvendando o folclore

Autor e Co-autor(es)

Fabíola Pedroza Vieira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir coletivamente um conceito de folclore.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários outros conhecimentos tratados pelo professor para a realização da presente aula.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: nem restrito, nem amplo

Materiais: imagens de manifestações do nosso folclore, papel, lápis de escrever e de colorir.

Sugere-se que os docentes das outras disciplinas trabalhem, simultaneamente, as outras manifestações do nosso folclore.

Atividade 1

Reunir os alunos em círculo e questioná-los, em grupo: o que vocês entendem por folclore? (provavelmente as crianças falarão somente das lendas). (aprox. 10 min.)

Atividade 2

Mostrar para as crianças diversas imagens com: brincadeiras, danças, cantigas de roda, brinquedos, festas, comidas, trava-línguas, adivinhações, parlendas, e claro lendas que pertencem ao nosso folclore. Depois indagá-los: o que essas manifestações têm em comum? Vocês acham que essas manifestações são antigas ou novas? (espera-se que os alunos respondam que são antigas, mas se responderem que são novas explicar que as referidas manifestações existem desde que o professor era da idade dos alunos). Vocês acreditam que seus pais conheceram, realizaram algumas dessas atividades quando eram crianças? (espera-se que os alunos respondam que sim). Vocês ainda realizam, conhecem alguma(s) dessas manifestações? Então isso que vocês acabaram de ver é folclore? Assim deve-se levá-los a compreender, de forma simplificada, que folclore é tudo que as pessoas fazem, em certas regiões, que passa de pai para filho, ao longo do tempo, e que são feitas até hoje (vem do inglês folk=povo; lore=sabedoria). Segundo Luís da Câmara Cascudo folclore é "uma ciência da psicologia coletiva", mais sobre o folclore em:

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/docs/200708-estudossobrefolclore.pdf

Posteriormente o professor concluirá que, nas próximas aulas de Educação Física, estudaremos os jogos e brincadeiras populares integrantes do nosso folclore. (aprox. 15 min.)

Atividade 3

Pedir a turma que relacione outras atividades que eles acreditam que são folclóricas, caso os alunos não relacionem nenhuma atividade seguem as seguintes sugestões: (corre-cotia, escravos de Jó, pique-esconde, passa-anel, morto-vivo, Seu mestre mandou, amarelinha, pique pega, pedra, papel e tesoura, dentre outros). (aprox.5 min.)

Atividade 4

Vivenciar as atividades folclóricas que os alunos relacionaram e/ou as sugestões dadas na atividade anterior. (aprox. 15 min.)

Atividade 5

Sugerir aos alunos que perguntem aos adultos mais próximos sobre o que estes brincavam quando eram crianças.(5 min.)

Imagens para a atividade 2:

            

          

         

                     

adivinhação

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.notitia.presentation.ImageServlet?imageCode=5871&imageFormat=1

amarelinha

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.gif

Brinquedos folclóricos

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/cantigas_roda.jpg

Cantigas de roda

http://www.fundaj.gov.br/docs/pe/pe0004i1.jpg

Comida do folclore-pamonha

http://farm2.static.flickr.com/1349/541638710_54af879ef0.jpg

Comida folclórica-pédemoleque

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/d5/Frevo.jpg/180px-Frevo.jpg

Dança folclórica-frevo

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dancas_folcloricas.jpg

Danças folclóricas-maracatu

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folguedos.JPG

Folguedos

http://www.nordesteweb.com/imagens/ne_folclore_mula.jpg

Mula sem cabeça

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlenda.jpg

Parlendas

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.gif

Travalíngua

Avaliação

Pedir à turma que, com base no que exposto na aula, desenhe exemplos de manifestações do folclore.