Portal do Professor

Início do Conteúdo

Debate deliberativo sobre Bullying

Autor e Co-autor(es)

ROSÂNGELA FERREIRA LUZ imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª CLORI BENEDETTI DE FREITAS

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a organizar e analisar os dados de pesquisa, selecionando artigos e depoimentos que sejam úteis para a apresentação do trabalho em forma de debate. Sua pesquisa deverá ser salva no blog individual criado pelo aluno para difundir o tema na rede, para discussão e reflexão, aprenderá também a elaborar o discurso oral e escrito, usando expressões adequadas a um debate deliberativo, apresentando argumentos que embasem a posição tomada e com sugestões coerentes para serem colocadas em funcionamento dentro da comunidade escolar, tão logo findem as atividades em sala sobre o assunto. Aprenderá a perceber e utilizar a concordância verbal e nominal para clareza do material produzido. E também se sentirão valorizados, elevando a auto estima ao repassar as informações à toda escola.

Duração das atividades

10 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pesquisa nos sites indicados sobre o tema;

Levantamento das informações encontradas e seleção das mesmas;

Organização do material para debate

Abertura do blog;

Produção de texto para apresentar o tema;

Produção de texto com sugestões para erradicar o bullying;

 Apresentação ao público, utilizando as expressões adequadas.

Estratégias e recursos da aula

 
Esta animação será  mostrada com o intuito de levantar a questão da exclusão social e, em seus comentários posteriores, perceberão que acontece por causa de preconceitos cimentados em nossa formação humana.
Em seguida trabalharão com a webquest planejada por mim e publicada no Docs.google, colada abaixo e imagens que serão mostradas no data show sobre situações de bullying no ambiente escolar.
Veja abaixo como foi idealizado a webquest:

Escola Municipal Clori Benedetti de Freitas

Língua Portuguesa

Elaborada por: Professora Rosângela Ferreira Luz

rosangelaluz@terra.com.br 


Introdução | Tarefa | Processo | Avaliação | Conclusão | Créditos | Página do Professor 


Introdução

O aluno lerá a webquest publicada ou digitada no word:

 (fala destinada ao aluno) Você sofre bullying em sua escola e não sabe o que fazer para se livrar desta vergonha e raiva que passa todo dia com alguém zombando de você? O que deve fazer?

Convivemos com o bullying sem perceber, seja como a vítima que sofre silenciosamente, como espectadores ou os causadores deste sofrimento…Como vítima você pode chegar ao suicídio e como bullier você não pode imaginar a reação de sua vítima e como espectador pode se traumatizar…

Mas o que é mesmo bullying?

Beste momento, os alunos visitarão os sites para definir o tema:

A Tarefa


Pesquisar nos sites recomendados o que é bullying.


Discutir as características do bullying, informando às outras turmas como erradicar o mal em nossa escola, apresentar sugestões para que as vítimas tenham direito e não medo de denunciar.

Vocês promoverão um debate deliberativo, esclarecendo o que é o tema e sugestões, com equipes organizadas para apresentação e divulgação das sugestões para toda a escola.



O Processo

Instruções para os alunos:
Prá começar a aquecer , vocês deverão organizar um grupo de três alunos…
Na nossa sala de tecnologias vocês acessarão o site indicado que o levará direto ao problema, ah, ah, agora começará sua aventura!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying 

http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm 

http://nomorebullying.blig.ig.com.br/ 

Aqui você encontrará informações importantes para erradicar o MAL (bullying).

Texto para os alunos:
Estão sabendo agora do que se trata? Então, farão o texto argumentativo sobre o assunto. Bateu a dúvida de como produzir um texto argumentativo? vamos rever em sala de aula como organizar o texto argumentativo.

Agora que estão bem espertos com o que é o bullying, vocês irão assistir alguns slides sobre isso, aprofundando-se no assunto para informar aos pequenos de nossa escola como agir ou reagir quando perceber o bullying.Os vídeos estão em:
http://www.youtube.com/watch?v=6zavsKs2VDU

http://www.youtube.com/watch?v=qcQahMAKjHM 

http://www.mundorecord.com.br/play/1de33830-5e6d-4180-b1e0-5e8492cebd88 


Depois procurarão imagens no Google para a apresentação feita para os pequenos. Que imagens constrangedoras, não acham?
Capriche, agora vocês serão os professores.Escolham imagens para produzir um texto chamativo para a prevenção de atitudes do MAL (bullying) em nossa escola.

Que missão espinhosa! Hein?

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=bullying&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2



Avaliação


Vocês serão avaliados de acordo com :

-participação no grupo; 

-apresentação;

-introdução;

-tarefa,

-o processo para chegar até a apresentação do Debate Deliberativo, no pátio da escola.

Cansaram?
Mas valeu a pena, né?

Serão avaliados com os critérios abaixo sendo classificados como: Iniciante, Profissional ou Mestre no assunto.

Participação no grupo
Comprometimento

-Não colaborou com o grupo, deixando de cumprir sua parte na tarefa combinada.

-Colaborou pouco com o grupo, cumprindo parcialmente sua tarefa.

-Contribuiu bastante com o grupo, trouxe novas idéias, trabalhou colaborativamente, cumprindo muito bem a tarefa proposta.


Respeito às opiniões

-Não soube respeitar a opinião da equipe durante as discussões, impondo suas opiniões o tempo todo.

-Esforçou-se por respeitar a opinião do grupo, mas em alguns momentos teve dificuldades.

-Respeitou a opinião do grupo e soube colocar suas idéias de modo compreensível, buscando resolver os desafios propostos.

Apresentação
-Clareza na apresentação (de acordo com a parte proposta para cada membro da equipe)
-A apresentação não trouxe grandes contribuições para entendimento do grupo relacionado a proposta de trabalho com WebQuest

-A apresentação trouxe alguns elementos importantes, no entanto deixou muitas dúvidas.

-A apresentação sintetizou muito bem elementos importantes contribuindo para compreensão da proposta pelos participantes da equipe. 

Conclusão

No término das atividades os educandos deverão formar uma opinião sobre o assunto e verbalizá-las para o grupo, produzir textos-denúncia sobre o assunto e dar palestras nas outras turmas com a responsabilidade de alarmar e sensibilizar os estudantes dos efeitos nocivos do bullying.

Créditos & Referências

Sites:

www.nomorebullying.com.br

www.bullying.com.br

www.wikipédia.com.br

www.youtube.com

www.images.google.com.br

www.globo.videos.com.br

Ao final do desenvolvimento da webquest, os alunos terão divulgado o tema tratado no blog da escola, onde postarão os resultados destas aulas e de outras possíveis.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Reflexo Animação/simulação

Recursos Complementares

Datashow para apresentação dos resultados encontrados pelos alunos para alunos;

Filmes relacionados ao tema, com discussão das atitudes e consequências. 

 Filme indicado: Columbine.

Avaliação

A avaliação será feita de acordo com a produção, engajamento dos alunos no desenvolvimento e apresentação do resultado de pesquisa, sempre observando se o aluno será capaz de:

Demonstrar compreensão de textos orais, nos gêneros previstos para as aulas, por meio de retomada de tópicos dos textos;

Atribuir sentido a textos orais e escritos, posicionando-se criticamente diante deles;

Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses (estudo, formação pessoal, realização da tarefa) e as características do gênero e suporte.