Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Pesquisa nos sites indicados sobre o tema;
Levantamento das informações encontradas e seleção das mesmas;
Organização do material para debate
Abertura do blog;
Produção de texto para apresentar o tema;
Produção de texto com sugestões para erradicar o bullying;
Apresentação ao público, utilizando as expressões adequadas.
Escola Municipal Clori Benedetti de Freitas
Língua Portuguesa
Elaborada por: Professora Rosângela Ferreira Luz
Introdução | Tarefa | Processo | Avaliação | Conclusão | Créditos | Página do Professor
Introdução
O aluno lerá a webquest publicada ou digitada no word:
(fala destinada ao aluno) Você sofre bullying em sua escola e não sabe o que fazer para se livrar desta vergonha e raiva que passa todo dia com alguém zombando de você? O que deve fazer?
Convivemos com o bullying sem perceber, seja como a vítima que sofre silenciosamente, como espectadores ou os causadores deste sofrimento…Como vítima você pode chegar ao suicídio e como bullier você não pode imaginar a reação de sua vítima e como espectador pode se traumatizar…
Mas o que é mesmo bullying?
Beste momento, os alunos visitarão os sites para definir o tema:
A Tarefa
Pesquisar nos sites recomendados o que é bullying.
Discutir as características do bullying, informando às outras turmas como erradicar o mal em nossa escola, apresentar sugestões para que as vítimas tenham direito e não medo de denunciar.
Vocês promoverão um debate deliberativo, esclarecendo o que é o tema e sugestões, com equipes organizadas para apresentação e divulgação das sugestões para toda a escola.
O Processo
Instruções para os alunos:
Prá começar a aquecer , vocês deverão organizar um grupo de três alunos…
Na nossa sala de tecnologias vocês acessarão o site indicado que o levará direto ao problema, ah, ah, agora começará sua aventura!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm
http://nomorebullying.blig.ig.com.br/
Aqui você encontrará informações importantes para erradicar o MAL (bullying).
Texto para os alunos:
Estão sabendo agora do que se trata? Então, farão o texto argumentativo sobre o assunto. Bateu a dúvida de como produzir um texto argumentativo? vamos rever em sala de aula como organizar o texto argumentativo.
Agora que estão bem espertos com o que é o bullying, vocês irão assistir alguns slides sobre isso, aprofundando-se no assunto para informar aos pequenos de nossa escola como agir ou reagir quando perceber o bullying.Os vídeos estão em:
http://www.youtube.com/watch?v=6zavsKs2VDU
http://www.youtube.com/watch?v=qcQahMAKjHM
http://www.mundorecord.com.br/play/1de33830-5e6d-4180-b1e0-5e8492cebd88
Depois procurarão imagens no Google para a apresentação feita para os pequenos. Que imagens constrangedoras, não acham?
Capriche, agora vocês serão os professores.Escolham imagens para produzir um texto chamativo para a prevenção de atitudes do MAL (bullying) em nossa escola.
Que missão espinhosa! Hein?
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=bullying&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2
Avaliação
Vocês serão avaliados de acordo com :
-participação no grupo;
-apresentação;
-introdução;
-tarefa,
-o processo para chegar até a apresentação do Debate Deliberativo, no pátio da escola.
Cansaram?
Mas valeu a pena, né?
Serão avaliados com os critérios abaixo sendo classificados como: Iniciante, Profissional ou Mestre no assunto.
Participação no grupo
Comprometimento
-Não colaborou com o grupo, deixando de cumprir sua parte na tarefa combinada.
-Colaborou pouco com o grupo, cumprindo parcialmente sua tarefa.
-Contribuiu bastante com o grupo, trouxe novas idéias, trabalhou colaborativamente, cumprindo muito bem a tarefa proposta.
Respeito às opiniões
-Não soube respeitar a opinião da equipe durante as discussões, impondo suas opiniões o tempo todo.
-Esforçou-se por respeitar a opinião do grupo, mas em alguns momentos teve dificuldades.
-Respeitou a opinião do grupo e soube colocar suas idéias de modo compreensível, buscando resolver os desafios propostos.
Apresentação
-Clareza na apresentação (de acordo com a parte proposta para cada membro da equipe)
-A apresentação não trouxe grandes contribuições para entendimento do grupo relacionado a proposta de trabalho com WebQuest
-A apresentação trouxe alguns elementos importantes, no entanto deixou muitas dúvidas.
-A apresentação sintetizou muito bem elementos importantes contribuindo para compreensão da proposta pelos participantes da equipe.
Conclusão
No término das atividades os educandos deverão formar uma opinião sobre o assunto e verbalizá-las para o grupo, produzir textos-denúncia sobre o assunto e dar palestras nas outras turmas com a responsabilidade de alarmar e sensibilizar os estudantes dos efeitos nocivos do bullying.
Créditos & Referências
Sites:
Ao final do desenvolvimento da webquest, os alunos terão divulgado o tema tratado no blog da escola, onde postarão os resultados destas aulas e de outras possíveis.
Nome | Tipo |
---|---|
Reflexo | Animação/simulação |
Datashow para apresentação dos resultados encontrados pelos alunos para alunos;
Filmes relacionados ao tema, com discussão das atitudes e consequências.
Filme indicado: Columbine.
A avaliação será feita de acordo com a produção, engajamento dos alunos no desenvolvimento e apresentação do resultado de pesquisa, sempre observando se o aluno será capaz de:
Demonstrar compreensão de textos orais, nos gêneros previstos para as aulas, por meio de retomada de tópicos dos textos;
Atribuir sentido a textos orais e escritos, posicionando-se criticamente diante deles;
Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses (estudo, formação pessoal, realização da tarefa) e as características do gênero e suporte.