Portal do Professor

Início do Conteúdo

Queimadas e Desmatamentos

ROSANGELA MENTA MELLO

imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR

WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

Suelen Fernanda Machado

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

imagem do usuário

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • O que são queimadas e desmatamentos na natureza;
  • Porque eles ocorrem;
  • O que o homem está fazendo para solucionar estes problemas.

Duração das atividades

2 a 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Como prática social inicial sugerimos que o professor obtenha duas imagens do município/cidade onde o aluno reside. Esta imagem deve demonstrar de alguma forma as modificações ambientais ocorridas nos últimos anos naquele local. Além disso, o professor poderá disponibilizar um mapa da cidade, para que os alunos possam localizar a região em questão. Discutir sobre as causas de tal mudança. (Aqui o professor poderá mapear o que os alunos já sabem sobre o assunto ou o que gostariam de saber mais)

Outra sugestão é que o professor trabalhe com charges, como exemplo:

undefined

Disponível em: http://grafar.blogspot.com/2008/06/charge-bier_18.html Acesso em: 04/09/2009.

Disponível em: http://www.opcaoguarulhos.com.br/blogdoedu.asp Acesso em: 04/09/2009.

Disponível em: http://www.brasilautogestionario.org/category/agronegocio/ Acesso em: 04/09/2009.

Segue roteiro que poderá ser solicitado aos alunos para o trabalho com as charges:

  • Escolha uma das charges;
  • Faça uma descrição da mesma com o máximo de detalhamento possível (personagens, cenário, vestuário, localização, tempo, espaço);
  • O que considera mais importante nesta chage: a ilustração ou o texto? Por quê?
  • Que objetivo esta charge pretende nos passar? Explique.
  • A charge é engraçada? Apresenta ironia? Imagina o porquê?

Tal análise deverá ser registrada por escrito. Após o registro poderão ser selecionados alguns alunos que escolheram a mesma charge para que se inicie um pequeno debate sobre as imagens.

Há mais de 30 anos formalizou-se no Brasil a comemoração ao dia da árvore (21 de setembro). Apesar disso, queimadas e desmatamentos ilegais continuam acontecendo sem que haja uma impunidade maior das autoridades brasileiras. Após todos estes anos recordando a importância da natureza por meio desta data, o que podemos realmente comemorar?

Queimadas e desmatamentos são igualmente danosos ao meio ambiente. Quais seriam as principais consequências destas atividades à vida humana? Vamos descobrir?

Como contextualização ao assunto produzimos o seguinte material:http://www.siteda escola.com/aulas_inova doras/suelen/DESMATAME NTO.ppt

Este pode ser exibido pelo professor em recurso multimídia, ou até mes mo no próprio laborató rio de informática (ca da aluno visualiza a a presentação em seu computador). Na apresentação há sugestão de atividade a ser trabalhada com os alunos.

Ainda para debate e construção de conceitos sobre os temas, sugerimos os seguintes materiais:

Vídeo disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13248

Sobre o vídeo: O vídeo aborda um dos maiores problemas brasileiros para as mudanças climáticas: o desmatamento. Ao serem cortadas e queimadas, as árvore s liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas. É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4º maior emissor do planeta.

Muito se tem falado sobre aquecimento global. Vamos descobrir a relação dos desmatamentos e queimadas com o aumento do aquecimento global?

Para isso vamos assistir ao seguinte vídeo:

Aquecimento global - 2

Sobre o recurso: Este recurso aborda sobre aquecimento global, em que as queimadas e o desmatamento fazem do Brasil o quarto maior emissor de poluentes do mundo.

Sugestão de roteiro para trabalho com o vídeo:

  • Conceitos já trabalhados e que são tratados no vídeo;
  • Novos conceitos que surgem no vídeo;
  • Porque o brasil é considerado o quarto colocado na emissão de gases poluentes?
  • Porque a temperatura aumenta?
  • Quais consequências do aumento de temperatura são informadas no vídeo?
  • O que o aquecimento tem a ver com nossa agricultura?

Na atividade acima o professor pode solicitar que os alunos aprofundem a pesquisa sobre aquecimento global. Descubra quais são os países que estão em primeiro lugar na emissão de gases poluentes e por quê estão nesta posição.

O que podemos fazer para mudar esta situação?

Vamos descobrir algumas ações que parecem muito simples, mas que se realizadas em conjunto, poderão realmente causar boas mudanças.

Plante uma árvore!

Aqui o professor poderá ao menos explicar a técnica de como plantar uma árvore, caso não haja possibilidade de realizar esta ação na prática.

Como p lantar uma árvore

O processo de catarse será observado durante as atividades propostas, de forma que o Professor deve perceber se o s estudantes são capazes de expressarem o seu entendimento do tema proposto, com suas própri as palavras e organização textual, caso contrá rio, deve-se retomar os conceitos que não fica ram bem claros.

prática social final

Produzir cartazes que englobem as seguintes temáticas e propor as soluções, onde cada cidadão poderá assumir, para cada caso:

  • Desmatamento;
  • Queimadas;
  • Aquecimento Global;

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Aquecimento global - 2 Vídeo
Como plantar uma árvore Experimento prático

Recursos Complementares

Avaliação

Destacamos alguns critérios norteadores da avaliação:

  • Participou efetivamente das discussões propostas pelo professor;  
  • Realizou a atividade de pesquisa proposta pelo professor;
  • Na pesquisa apresentou dados relevantes e atuais sobre a temática;
  • Na elaboração dos cartazes colaborou efetivamente com o grupo, demonstrou criatividade e capricho durante a produção;
  • Participou do seminário e apresentou sua pesquisa conforme orientações do professor;