Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
a) Compreender diversas situações do trânsito, principalmente o uso do semáforo.
b) Atribuir significado às cores (vermelho, verde e amarelo) do semáforo.
Cores
1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito envolvendo o semáforo.
1º momento – O professor traz para a sala de aula algumas imagens que fazem as crianças recordarem suas experiências no trânsito. Neste momento, mostra as de um semáforo e pergunta:
a) O que é isso?
b) Para que serve?
c) Quem conta algo que viu no semáforo?
d) Quem sabe o que acontece quando o sinal fica vermelho para o carro? Quando fica amarelo? E quando fica verde?
Imagem retirada do site: www.viajeaqui.abril.com.br/navegadorg4r/blog/gps-olho-semaforo-153110_comentarios.shtml?7725268
Obs.: O professor fala o nome das cores e o significado do semáforo, para organização do trânsito, para evitar acidentes e preservar a vida das pessoas.
Atividade 2 - Confeccionar um carro
1º momento - O(a) professor(a) poderá solicitar aos pais, caixas de papelão para confecção de um carro. Essa atividade deve ser feita por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral. Depois pode perguntar qual a cor que as crianças desejam pintar a sua caixa. A pintura e feita com rolinhos. Na continuidade se distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas dos carros para as crianças fazem a montagem. Elas podem escolher os números e as letras indicando sua placa.
Atividade 3 - Brincar de guiar seu carrinho na via dos automóveis
1º momento - O professor leva as crianças para um espaço na escola fora de sala de aula e simula uma via de automóveis com uma faixa de pedestre para as crianças vivenciarem no faz de conta, o respeito ao pedestre e a importância de obedecer a faixa para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.
Avaliam-se as crianças, analisando se:
a) compreenderam o significado das cores do semáforo
b) participaram da confecção dos carros;
c) participam da brincadeira, demonstrando interesse pelo tema.