Portal do Professor

Início do Conteúdo

O SEMÁFORO: qual a leitura que as crianças fazem da sua importância para o trânsito.

Autor e Co-autor(es)

PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Compreender diversas situações do trânsito, principalmente o uso do semáforo.
b) Atribuir significado às cores (vermelho, verde e amarelo) do semáforo.

Duração das atividades

As atividades são divididas em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Cores

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Analisar imagens, lembrar e contar situações de trânsito envolvendo o semáforo.


1º momento – O professor traz para a sala de aula algumas imagens que fazem as crianças recordarem suas experiências no trânsito. Neste momento, mostra as de um semáforo e pergunta:
a) O que é isso?
b) Para que serve?
c) Quem conta algo que viu no semáforo?
d) Quem sabe o que acontece quando o sinal fica vermelho para o carro? Quando fica amarelo? E quando fica verde?

Imagem retirada do site: www.viajeaqui.abril.com.br/navegadorg4r/blog/gps-olho-semaforo-153110_comentarios.shtml?7725268

Obs.: O professor fala o nome das cores e o significado do semáforo, para organização do trânsito, para evitar acidentes e preservar a vida das pessoas.

Atividade 2 - Confeccionar um carro


1º momento - O(a) professor(a) poderá solicitar aos pais, caixas de papelão para confecção de um carro. Essa atividade  deve ser feita  por etapas. Primeiro retira-se a tampa da caixa, deixando apenas a parte da lateral. Depois pode perguntar qual a cor que as crianças  desejam pintar a sua caixa. A pintura e feita com rolinhos. Na continuidade se distribui as rodas, o volante, os retrovisores e as placas dos carros para as crianças fazem a montagem.  Elas podem  escolher os números e as letras indicando sua placa.


 Atividade 3 - Brincar de guiar seu carrinho na via dos automóveis

1º momento - O professor leva as crianças para um espaço na  escola fora de sala de aula e simula uma via de automóveis com uma  faixa de pedestre para as crianças vivenciarem no faz de conta,  o respeito ao pedestre e a importância de obedecer a faixa para que haja um trânsito tranquilo e sem acidentes.

Avaliação

Avaliam-se as crianças, analisando se:

a) compreenderam o significado das cores do semáforo

b)  participaram da confecção dos carros;

c) participam da brincadeira, demonstrando interesse pelo tema.