Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ritmo - a essência da música.

Autor e Co-autor(es)

Teresa Régia Araújo de Medeiros imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Possibilitar momentos de apreciação de diferentes ritmos musciais.
  • Identificar alguns estilos musicias apenas através da batida ritmada.
  • Favorecer situações que vivenciem a imitação, criação e recriação de ritmos.

Duração das atividades

50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter conhecimentos das propriedades do som, de alguns instrumentos musicais, vivências com sons corporais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Quem gosta de fazer batucada? A partir dessa pergunta o professor poderá porpor que cada criança comece a batucar com as mãos sobre a mesa algum ritmo e ao ouvir o comando PARE todos deverão ficar em silêncio. Será que precisamos de instrumentos para fazermos uma batucada? É interessante que as crianças percebam que as mãos, os pés são excelentes instrumentos de percussão para criarmos frases ritmicas. Propor, então que, em grande roda, com todos sentados, o professor criará uma frase ritmica e todos deverão procurar repetir o que escutou. Após este momento, cada criança, seguindo uma sequência, deverá criar a sua frase para que todos do grupo a repita numa imitação. Essa frase poderá ser criada utilizando as partes do corpo. Num outro momento pode ser proposto que cada um pense em uma frase ritmica e seguindo uma sequência cada um a apresentará para o grupo formando uma espécie de onda ritmada, sem perder o andamento.

Atividade 2:

Nesta atividade, as crianças escutarão algumas músicas infantis e procurarão improvisar o acompanhamento ritmico com as mãos para em seguida introduzir algum instrumento, como as clavas (pausinhos de madeira). Ainda com as mãos, é importante que percebam a necessidade de haver uma harmonização das batidas para que haja uma certa "limpeza sonora", ou seja, que se compreenda o que está sendo cantado e tocado.

Para a coordenação do ritmo/canto/uso de instrumento, o professor poderá propor a atividade de cantar a música "Escravo de Jó" com copos de plástico sendo batidos no chão. Cada criança  receberá um copo que deverá ser passado para o companheiro ao lado acompanhando o ritmo da música. Para criar um grau de dificuldade, ao cantar o trecho "zigue zigue zá" ele permanecerá com o copo só o passando adiante no "zá".

Atividade 3:

Trazer para a sala uma diversidade de músicas com diferentes ritmos e de preferência instrumentais para que as crianças apreciem e percebam algumas características ritmicas desses estilos musicais (samba, valsa, frevo, rock, funk, forró etc). Para que esta percepção seja vivenciada mais intensamente, as crianças poderão escutar e realizar movimentos de acordo com o ritmo. Como também assistirem Clips com danças desses ritmos. Depois poderão conversar sobre os movimentos realizados de modo que percebam a necessidade de serem rápidos, lentos, de sentirem diferentes emoções (alegria, tristeza) etc.

Atividade 4:

As crianças, junto ao professor, poderão escolher algums materiais e ouconfeccionar alguns instrumentos de percussão e selecionar algumas músicas (infantis, MPB) para serem cantadas e acompanhadas ritmicamente pelos instrumentos.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação acontecerá mediante participação das crianças nas atividades propostas, observando-se o desempenho com relação a apreciação e identificação dos diferentes ritmos, a imitação, improvisação e criação de frases ritmicas.