Portal do Professor

Início do Conteúdo

De quem é este som?

Autor e Co-autor(es)

Teresa Régia Araújo de Medeiros imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Possibilitar o desenvolvimento das capacidades das crianças de escutar, perceber e discriminar sons de fontes variadas.

Duração das atividades

De 30 à 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter vivenciado a descoberta da produção de diferentes sons a partir das partes do corpo e de objetos e instrumentos musicais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Propor para as crianças um passeio pela escola e seus arredores, a fim de que escutem e procurem identificar os mais diversos sons emitidos por seus ambientes. Cada criança deverá levar um bloquinho e lápis  para registrar,  através da escrita e ou do desenho, os sons que escutou, tendo o cuidado de classificar os sons que mais lhe agradou, os que lhe pareceram diferentes e aqueles que provocaram desconforto. Ao retornar à sala de aula socializar as anotações e construir um painel com os dados coletados.

Sons que mias agradou

Sons que pareceram diferentes

Sons que provocaram desconforto

Atividade 2:

Levar para a sala diversos objetos/instrumentos musicais para serem identificados e nomeados a partir do som que produz. Para esta atividade o professor poderá deitar uma mesa formando uma "parede" de modo que na frente se sentam as crianças e por trás ficará uma criança - o maestro- que percutirá o objeto/instrumento sem que a platéia o veja, só escute. Pode-se fazer um rodízio entre todas as crianças dando-lhes a oportunidade de escolher o material e produzir o som. Após este momento, todos poderão ir para as mesas e registrar, através de desenho, as fontes dos sons escutados.

Fonte: Arquivos da autora

Atividade 3:

Dividir  as crianças em grupos de cinco a seis. Para cada grupo entregar um "kit" de  objetos/instrumentos musicais. Cada grupo deverá identificar quais materiais produzem sons semelhantes ao de: trovão, relâmpago, chuva, pegadas de gigante, porta se abrindo, chuverio aberto, chinelo arrastando etc. Fazer o registro formando uma tabela.

FONTE SONORA

SOM PRODUZIDO

PAPEL DE RADIOGRAFIA

TEMPESTADE, TROVÃO..

Atividade 4:

Criar uma história sonorizada junto aos alunos. O professora retoma a tabela da atividade passada, cujas fontes com sua produção sonora servirá de sonoplastia para o novo texto. O professor será o mediador, explicando aos alunos que o texto deverá apresentar situações/personagens que serão representados por tais fontes sonoras. Apresentar a história para os demais alunos da escola.

Recursos Complementares

Artigo sobre a importância da percepção auditiva na aprendizagem

http://www.artigos.com/artigos/saude/fonoaudiologia/a-importancia-da-percepcao-auditiva-na-aprendizagem-3058/artigo/ 

Artigo sobre Percepção musical: enfoque de Vigotski.

http://www.musicahodie.mus.br/5.2/MH_52_Maria%20Flavia.pdf 

Avaliação

Avaliação contínua através das atividades realizadas, atentando para o desenvolvimento da percepção auditiva, discriminação de diferentes sons e a identificação de suas fontes.