Portal do Professor

Início do Conteúdo

Direitos da criança: vida saudável.

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar hábitos de higiene e saúde.
  • Compreender a importância de consumir alimentos saudáveis para a manutenção da saúde;
  • Valorizar a prática de atividades físicas.

Duração das atividades

2 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Alimentação saudável: o que e como consumir

- Atividades físicas: modalidades e importância.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Numa roda de conversa, problematize a temática da aula, fazendo questionamentos do tipo:

- O que é ser saudável?

- O que precisamos fazer para ter uma vida saudável?

Faça na lousa ou no papel madeira uma lista com a respostas das crianças, que será retomada no decorrer da aula.

ATIVIDADE 2

O professor lerá, junto com as crianças, a lista produzida na atividade anterior e, em seguida, solicitará que as crianças, em pequenos grupos, criem ilustrações, ou seja, elaborem um cartaz sobre a temática VIDA SAUDÁVEL. Depois, cada grupo apresentará o resultado de seu trabalho para o grande grupo. Por fim, os cartazes serão expostos em algum lugar de destaque da escola.

Visando subsidiar os desenhos dos alunos, o professor poderá trazer algumas imagens, tais como as seguintes:

Fonte: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal87/Imagens/salada3.jpg 

Fonte: http://imagem.vilamulher.com.br/temp/atividade-fisica-habito-210108.jpg 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_aE25ASjm_Gg/TBjAZMBXHtI/AAAAAAAAAWA/p4Ra8FJoSf4/s1600/physical-20activity-3-350.jpg

ATIVIDADE 3 

Por meio de uma discussão, organizem os hábitos de uma vida saudável, citados na atividade 1, em categorias, tais como: esportes, alimentação etc, para que seja criado um gráfico dos hábitos saudáveis das crianças.

ATIVIDADE 4

Tomando como referência as categorias criadas na atividade 3, será feita, entre os alunos, uma pesquisa dos hábitos para uma vida saudável. O professor confeccionará quadradinhos de cartolina colorida (4X4 cm) para montar um gráfico de barras. Assim, para cada hábito presente em sua vida, o aluno receberá um quadradinho da cor referente ao hábito. Em seguida, os quadradinhos serão fixados numa cartolina, formando as barras de cada hábito saudável. Ao final, o professor fará a leitura e análise do gráfico com os alunos, traçando, assim o perfil da turma no que se refere à saúde.

Fonte: Gráfico demonstrativo criado pelos autores.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá observar se o aluno:

- Identifica hábitos de higiene;

- Compreende a importância de consumir alimentos saudáveis para a manutenção da saúde;

- Valoriza a prática de atividades físicas.