Portal do Professor

Início do Conteúdo

AS MÚSICAS QUE CANTAMOS NA ESCOLA

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Conhecer importância da música para a vida das pessoas;
  •  Conhecer a importância de cantar na escola;
  •  Refletir sobre as músicas cantadas na escola;
  •  Conhecer diferentes estilos musicais.

Duração das atividades

4 aulas com duração de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - O professor deverá fazer uma lista das músicas conhecidas pelos os alunos, que deverá ficar fixada no mural da sala, e questionar:

  • Por que vocês cantam?
  • Quando é que as pessoas cantam?
  • Onde as pessoas cantam?
  • Será que as pessoas só cantam quando estão alegres?
  • Quais os lugares que podemos cantar?

 O professor deverá instigar as crianças a refletirem sobre a importância do canto na vida das pessoas.

Em seguida o professor deverá apresentar um novo repertório de músicas infantis.

Musicas para cantarmos juntos:

c

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=178967&blog=658&coldir=1&topo=3994.dwt 

ATIVIDADE 2 - O professor deverá propor a elaboração de um caderno com as músicas mais cantadas na sala. Para isto, as crianças deverão escolher 3 músicas de cada  CD, perfazendo um total de 12 músicas. O professor deverá dividir a turma em duplas, sendo que em cada dupla um integrante terá que ter um dominio maior da escrita, caso isto não seja possível o professor será o escriba da dupla. Estas músicas deverão ser escritas pelos alunos ou professor e todas deverão ser ilustradas pelas crianças.  O professor deverá organizar o caderno juntamente com as crianças, elaborando o sumário com o nome da música e o nome das crianças, colocando o número das folhas, bem como a dedicatória e o titulo do caderno.

Obs: O professor deverá disponibilizar o material: papel peso 40 A4, hidrocor, lápis de cera, lápis de cor, lápis grafite, borracha, régua, cola, tesoura, papel colorido e revista.

Sugestão: As letras das músicas poderão ser expostas no mural da sala.

Fonte: Núcleo de Educação da Infância - letra das músicas.

Fonte: Núcleo de Educação da Infância - desenhos das crianças

ATIVIDADE 3 - O professor poderá propor uma apresentação musical para as outras turmas, para tanto deverá eleger com as crianças qual música irão cantar, como também discutir o figurino e quem serão os personagens. Após decidirem a música, as crianças deverão cantá-la diariamente. Depois deverão discutir o figurino, o professor deverá deixar que as crianças elaborem/criem suas roupas. Como sugestão ver o video: Música: Leão - Fagner

http://www.youtube.com/watch?v=uH52-zkc15M 

Fonte: Núcleo de Educação da Infância - Prof. MS Gilvânia Pontes - T 3

ATIVIDADE 4 - As crianças poderão ensinar as músicas que aprenderam para as outras turmas. Como também poderão fazer um CD com eles cantando, a capa poderá ser uma produção coletiva, ou cada criança fará a capa do seu CD.

Recursos Complementares

Avaliação

  •  Conhecem importância da música para a vida das pessoas;  
  •  Conhecem diferentes estilos musicais.