Portal do Professor

Início do Conteúdo

CUIDANDO DO NOSSO CORPO

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: 

  • Construir atitudes e comportamentos favoráveis à preservação da saúde em relação à higiene corporal e ambiental.

Duração das atividades

3 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

O professor com o objetivo de motivar o grupo apresenta para a turma o seguinte vídeo: “Minuto animado – Higiene pessoal”

Imagens do vídeo: Minuto animado - higiene pessoal

Esse vídeo encontra-se no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=WJEjEuHBWoM  

Depois da apresentação, o professor questiona o grupo sobre: o que é higiene? Quais são as atitudes de higiene que observamos no vídeo?  Todas essas respostas precisam ser registradas, seja em uma atividade individual ou através do registro coletivo.   

2º MOMENTO

Resgatando com a turma a lista das atitudes de higiene observadas no vídeo, o professor propõe uma pesquisa com a turma para responder o porquê dessas atitudes.

  • Por que escovar os dentes?
  • Porque lavar as mãos antes das refeições?
  • Por que tomar banho?

Essas pesquisas poderão ter como fonte: os livros, as revistas, a internet,  como também podemos sugerir entrevistas com profissionais da área (dentista, dermatologista). Sugerimos os seguintes materiais.

Para o banho:

1 – O Vídeo Banho é bom – Castelo RÁ TIM BUM

Imagens do vídeo: Banho é bom – Castelo RÁ TIM BUM

Esse vídeo encontra-se no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=E--uXHME7Fk&feature=related 

2 - O artigo “ Por que  temos que tomar banho?” da revista ciência hoje das crianças. Esse artigo encontra-se no seguinte link: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/176/por-que-temos-que-tomar-banho   

Para a escovação dos dentes:

1 – O artigo “Como escovar os dentes”. Esse artigo encontra-se no seguinte link: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthBasics/GoodOralHygiene/BrushingandFlossing/HowtoBrush.cvsp 

2 – O vídeo “Ratinho escovando os dentes”.

Imagens do vídeo: Ratinho escovando os dentes

Esse vídeo encontra-se no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=z1AW2hj65Zc 

Para a lavagem das mãos:

1 – O vídeo “Castelo Rá-tim-bum - Lavar as mãos”

Imagens do vídeo: Castelo Rá-tim-bum - Lavar as mãos

Esse vídeo encontra-se no seguinte link:  http://www.youtube.com/watch?v=STkpkJWMIxs 

Depois das pesquisas realizadas o professor poderá proporcionar uma apresentação dos conhecimentos aprendidos pela turma.

3º MOMENTO  

O professor poderá sugerir a construção de panfletos e cartazes para a realizaçao de uma Campanha na escola,  informando sobre a importância da higiene pessoal para a vida dos seres humanos, que serão distribuídos na comunidade escolar. A Turma poderá também realizar uma exposição ou uma moemnto com as turmas menores ensinando como realizar uma escovação eficaz, por exemplo.           

Recursos Complementares

Sugerimos como recurso complementar o livro: Aprendendo ciências, da editora Ática, dos autores Cesar Coll e Ana Teberosky.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram da pesquisa sobre as atitudes de higiene;
  • Conhecem a importância da higiene corporal para a saúde do ser humano;
  • Organizaram as informações no panfleto;
  • Envolveram-se na atividade de conscientização e distribuição de panfletos na escola.