Portal do Professor

Início do Conteúdo

A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA O MEIO AMBIENTE.

Autor e Co-autor(es)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: ·   

  • Estabelecer algumas relações entre diferentes árvores.     
  • Conhecer a importância das plantas para o meio ambiente;
  • Reconhecer o processo fotossintético, relacionando-o com os diferentes seres vivos.
  • Reconhecer alguns cuidados que devemos ter com as plantas;  

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: QUAL A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS?

1º Momento: Assistir um documentário sobre a importância das plantas. O/a professor/a deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, para conhecer o enredo, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante a exibição o/a professor/a deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:

  • Qual a importância das plantas?
  • Como as plantas nascem?
  • Do que elas precisam para crescer ?
  • Como as plantas produzem seu alimento?

           Os documentários podem ser encontrados nos

            sites: http://www.youtube.com/watch?v=R0FLLRdnnPM   Discovery  

2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o/a professor/a deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. Através das falas das crianças construírem um texto coletivo ou um mural com gravuras, sempre registrando as falas das crianças.

Atividade 2– CONVERSANDO SOBRE O QUE APRENDEMOS SOBRE AS PLANTAS

1º Momento: O/a professor/a durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre as plantas.

  • Por que as plantas são importantes para nós?
  • O que as plantas nos dão?
  • Como podemos cuidar das plantas?

 Nesse momento, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as idéias iniciais e elaborem novos conhecimentos.  

 2º  Momento: Pesquisa na biblioteca da escola - O/a professor/a antecipadamente deverá pedir a bibliotecária da escola que separe alguns livros sobre a importância das plantas para os seres humanos. E antes de irem à biblioteca, o/a professor/a deverá pensar com as crianças quais os aspectos que irão pesquisar. Cada grupo deverá receber um pequeno roteiro para a pesquisa. (Cada grupo responderá uma das questões acima). Ao chegarem na biblioteca deverão pesquisar em vários materiais o tema acima citado.   

http://www.anamariamachado.com/livro/gente-bicho-planta-o-mundo-me-encanta 

 3º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita a biblioteca. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre as plantas. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas.

4º Momento: A pesquisa poderá ser enviada como tarefa de casa, a qual poderá ser enriquecida com fotos, recortes de revistas, páginas da internet, livros e encartes. A partir do material pesquisado, cada grupo poderá elaborar um cartaz, ilustrado com desenho ou fotos. Material: cartolina, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, tesoura, cola, fotos, recortes de revistas.

Atividade 3– NOS RESPIRAMOS PORQUE AS PLANTAS EXISTEM!

1º Momento: O/a professor/a durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o processo de fotossíntese.

  • Vocês sabem de onde vem o ar que respiramos?
  • Como as plantas fabricam esse ar?

             Depois deverá apresentar um vídeo sobre a fotossíntese.

 http://www.youtube.com/watch?v=Y50bCm32Kuo&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=WlHnerd2Ew8&feature=related   

 http://www.youtube.com/watch?v=Y_Y2Y2RwrMQ&feature=related     

2º Momento: O/a professor/a deverá trazer para a roda materiais para a realização de uma experiência para demonstrar como acontece o processo de fotossíntese. 

MATERIAIS PARA EXPERIÊNCIA:    

  •  ÁGUA;        
  • LÂMPADA DE 100 WATS (luminária);    
  • PLANTA;         
  • TUBOS DE ENSAIO.

           O/a professor/a deverá colocar água num tubo de ensaio, colocar a planta e tampar a planta com outro tubo.  Depois colocar por baixo do tubo de ensaio a lâmpada e esperar mais ou menos uns dez minutos.  Irão aparecer bolhinhas que é o ar produzido no processo de fotossíntese. Outras experiências da fotossíntese podem ser encontradas nos sites abaixo

  http://www.youtube.com/watch?v=2E3Vvehlddo  

Atividade 4 - SISTEMATIZANDO CONHECIMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS

1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca da importância das plantas.   Depois, o/a professor/a deverá propor às crianças para apresentarem um seminário acerca do tema.  

O/a professor/a proporá a divisão da sala em pequenos grupos, que deverão elaborar e construir seus trabalhos, que poderão ser feitos através de cartaz, fotos,  jornalismo, datashow ou experiências, todos permeados com as  falas das crianças.

Recursos Complementares

Avaliação

 Avaliar se as crianças:

  • Estabeleceram algumas relações entre diferentes árvores.
  • Conheceram a importância das plantas para o meio ambiente;
  • Conheceram alguns cuidados que devemos ter com as plantas;
  • Participaram ativamente das atividades propostas.