Portal do Professor

Início do Conteúdo

Música - Jogos musicais com percussão (copos): percepção de ritmo – aula 1

Débora Ferreira Santos Braga

imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Kátia Regina Figueiredo Romão

imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.

Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação.

Explorar possibilidades de timbre através de jogos musicais com copos.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal - livre ou não.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor (a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.   

Observação:

"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).   

Atividade 1 – Exploração sonora

Organize os alunos sentados em uma roda, no chão. Cada aluno deverá ter em mãos um copo de plástico. Escolha um aluno para iniciar a exploração sonora com o copo, ao som do tambor, que marcará a pulsação. Estabeleça que cada criança deverá “tocar o seu copo” 8 vezes (batendo-o no chão, por 8 pulsos). Assim que terminar, quem estiver ao lado inicia sua performance. Oriente-os no sentido de não repetirem a forma de tocar dos demais. Listamos abaixo algumas formas de tocar os copos:

1) copo com a boca virada para baixo;

2) copo com a boca virada para cima;

3) copo deitado, percutindo no chão de forma paralela;

4) copo inclinado, com a borda da boca percutindo o chão;

5) copo inclinado, com a borda da parte traseira (fundo) percutindo o chão;

6) copo com a boca virada para baixo, arrastando;

7) copo com a boca virada para cima, arrastando;

8) mão percutindo na boca do copo;

9) mão percutindo na parte traseira (fundo) do copo.

Dica

Proponha variação no andamento a cada rodada.

Atividade 2 – Jogo de imitação rítmica

Organize os alunos sentados em roda, no chão. Cada aluno deverá ter um copo de plástico em mãos. Você deverá marcar a pulsação em um tambor ou qualquer outro instrumento de percussão. Cada aluno deverá propor quatro formas de tocar o copo, durante quatro pulsos. Os demais devem repetir. Veja o exemplo abaixo (os números entre parênteses referem-se ao pulso em que se está tocando):

1º aluno – Copo para baixo (1), Copo para baixo (2), Copo para cima (3), Copo para cima (4).

Turma – Imitação.

2º aluno (propõe uma nova sequência a ser imitada pelos demais) - Copo para baixo (1), Copo para cima (2), Copo para baixo (3), Copo para cima (4).

Turma – Imitação.

Dicas

1) Varie o andamento a cada rodada.

2) Proponha agrupamentos de pulsos maiores ou menores a cada rodada. Por exemplo, no lugar de 4 pulsos por pessoa, estabeleça 8 pulsos. Posteriormente, mude para 2 pulsos por pessoa.

3) Proponha agrupamentos de pulsos maiores ou menores dentro de uma mesma rodada: o primeiro aluno deverá tocar seu copo em dois pulsos; o segundo aluno deverá tocar em 4 pulsos e o terceiro deverá tocar em 8 pulsos, todas essas execuções intercaladas com a imitação rítmica da turma. A brincadeira continua e os demais participantes da roda voltam a fazer a sequência de 2, 4 e 8 pulsos.

Atividade 3 – Jogo do “Abre e fecha”

Escolha um aluno para ser o “guia”. Ele deverá se posicionar de costas para os demais, que estarão sentados um do lado do outro, em linha reta. Você marcará a pulsação em um tambor. O aluno escolhido deverá reproduzir ostinatos rítmicos simples, a cada 4 pulsos, explorando duas possibilidades sonoras com o copo: copo virado para cima (copo “aberto”) e copo virado para baixo (copo “fechado”).

Organização espacial dos alunos:

(imagem de nossa autoria)

Legenda:

COSTAS - aluno "guia" de costas.

A - demais alunos, virados para o aluno "guia".

Antes do jogo começar, identifique, junto à turma, a diferença de timbre e altura entre as duas formas de tocar : o som do copo “aberto” é mais agudo e estalado; o som do copo “fechado” é mais grave e velado.

O “guia” tocará o primeiro ostinato rítmico com seu copo e a turma deverá imitar o ritmo e o timbre propostos, e assim sucessivamente.     

Recursos da aula

Sugerimos o uso de copos de plástico (copos de mate, por exemplo) e de instrumentos de percussão para as atividades propostas.

Recursos Complementares

Definição para "Ostinato" - Wikipédia: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato      

Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01: 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382     

Textos:

SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.  

http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf       

“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

http://www.revistacefac.com.br/revista82/artigo01.pdf   

Projeto "Lenga la lenga: jogos de mãos e copos":

http://www.lengalalenga.com.br/ 

Avaliação

O (a) professor (a) deverá observar se os alunos exploraram várias possibilidades de timbre com os copos, se realizaram os ostinatos rítmicos e as sequências propostas nas Atividades 2 e 3 através da imitação e se diferenciaram o timbre dos copos na Atividade 3, executando a tarefa proposta.