Portal do Professor

Início do Conteúdo

BRINCADEIRAS DA TRADIÇÃO

Autor e Co-autor(es)

Naire Jane Capistrano imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Envolver a família no compromisso de transmitir a cultura popular para as crianças
  •   Brincar de um jogo ensinado por um familiar
  •   Partilhar, em uma roda de conversas, os sentimentos vividos e as impressões do jogo.

Duração das atividades

Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que o professor envolva as famílias no sentido de partilhar com o grupo, os saberes relacionados às tradições culturais.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento:

O professor deve iniciar esta aula, assistindo com as crianças, vídeo(s) sobre brincadeiras tradicionais. Em seguida, conversar com as crianças sobre as brincadeiras propostas no(s) vídeo(s) - se são conhecidas, se já foram vivenciadas pelas crianças, quais as suaas regras, se são brincadeiras individuais ou coletivas etc- e listar em um painel os nomes dessas brincadeiras.Para ilustrar o painel, o professor deve solicitar que as crianças representem, através de desenhos, as brincadeiras apreciadas.

Vídeos sugeridos:

http://www.youtube.com/watch?v=po1Pc2nHsZE&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=j2YjscqWqOw&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=cSifik1YvFQ&feature=related  

2° Momento:

O professor  deve convidar um familiar de uma das crianças para ensinar ao grupo uma brincadeira de sua infãncia. Organizados na roda, o convidado deverá informar o nome da brincadeira e explicar como se brinca. Em seguida, junto ao professor, o convidado deve propor a vivência da brincadeira ao grupo. A atividade deverá ser realizada muitas vezes, em um processo de desconstrução e construção de novas regras. É preciso atentar para o encantamento do “de novo” e respeitá-lo.

    

Ensinando como se brinca amarelinha. Fonte: arquivos da autora

Crianças brincando e reinventando o jogo da amarelinha. Fonte: arquivos da autora

3° Momento:

Ao final da brincadeira, os participantes, em uma roda de conversa, falarão sobre a atividade, relatando os sentimentos vividos e as impressões do jogo.  O professor poderá propor a construção de um texto como registro da brincadeira. As ilustrações poderão ser feitas, através de desenho, usando materiais como: papel camurça/lixa e giz de cera.

4° Momento:

O professor deve encaminhar para casa um questionário sobre as brincadeiras preferidas dos pais quando eram crianças - nomes, regras e recursos necessários. De posse do material, o professor encaminhará a vivência de tais brincadeiras. Por fim, o grupo pode organizar um livro de brincadeiras tradicionais e convidar a família para o lançamento.

Recursos Complementares

Site sobre brincadeiras populares:

http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u12.jhtm 

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar o envolvimento da família através do repertório de jogos e brincadeiras da tradição apresentado pelas crianças, bem como a  aprendizagem das crianças em relação aos jogos e brincadeiras ensinados ao grupo e como este consegue partilhar, em uma roda de conversa, os sentimentos vividos e as impressões do jogo.