Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ecologia: integrando conhecimentos a partir de textos informativos

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

     Objetivos:

     * Compreender o significado da palavra Ecologia, para poder posicionar-se sobre o assunto e adotar atitudes conscientes em defesa do meio ambiente..                    

     * Estabelecer a diferença entre um texto expositivo e um narrativo.                  

     * Aprender a buscar  informações desejadas em um texto expositivo.   

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Os alunos devem estar  alfabetizados.

      Os alunos devem saber ler e escrever textos expositivos, narrativos e poéticos.

Estratégias e recursos da aula

     1a etapa:

    Ilustração do assunto

 a) A professora usará um retroprojetor ou datashow para apresentar aos alunos as seguintes imagens:

        http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/campanha.htm 

 b)  A professora pedirá aos alunos que observem com atenção as gravuras e as descrevam. Eles levantarão hipóteses sobre o motivo da doença do planeta Terra e discutirão sobre o assunto.

     2ª etapa

     Lendo e interpretando um texto expositivo 

a)  A professora desenvolverá um diálogo com os alunos, deixando-os falarem livremente sobre  Ecologia, seu significado e a necessidade de se estudar o tema.

 b) Em seguida, distribuirá aos alunos um texto expositivo.

                                         

                              Autora: Josina Augusta Tavares Teixeira

c) Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto. Depois responderão em seus cadernos:

  *  Por que é importante o estudo da Ecologia?

  * Quem criou o termo Ecologia? Quando?

  * O que a Ecologia estuda?

  * De que maneira o homem está destruindo:  

     > o solo?

     > as águas dos mares, rios e lagos?

     > os animais? 

d) A professora fará uma correção oral das respostas dos alunos, confrontando as opiniões diferentes e acatando todas as que tiverem lógica. Em seguida, orientará a observação dos alunos, recordando sobre a estrutura do texto expositivo: ausência de rimas, de versos e estrofes, de parágrafos e travessões, etc.

 e) Alguns alunos serão chamados para fazerem uma leitura oral à frente da sala.

    3ª etapa

    Narrativa em forma de poesia

a) A professora distribuirá aos seus alunos o texto:     

                            (Autor desconhecido)

 e)    Os alunos farão uma leitura silenciosa do texto.

 f)     Depois, responderão em seus cadernos às seguintes questões:

      Trabalhando o vocabulário    

       Escreva o significado das palavras sublinhadas nas seguintes frases:

 ·     Dona Ecologia estava estressada.

 ·     Ela ficou com nostalgia.

 ·     Que judiação!

 ·     As árvores eram frondosas

 ·     Dona Ecologia perece.            

        Pense bem e responda:

·      Com quem Dona Ecologia foi reclamar?

·      Em que estado Dona Ecologia encontrou:

      *     A natureza

      *     O Sr. Rio

      *     As árvores

      *     Os peixinhos

·     Você acha que esta poesia mostra a realidade? Por quê?

       Trabalhando as rimas       

       Descubra palavras que rimem com:

 ·        natureza

 ·        nostalgia

 ·        poluição

  g)    A professora fará a correção oral da atividade escrita e os alunos as corrigirão no caderno. Os alunos terão a oportunidade de emitirem suas diferentes opiniões e de esclarecerem suas dúvidas.

  h)    A professora promoverá uma leitura oral da poesia.

         Analisando a estrutura do texto

         A professora levará os alunos a observarem algumas características da poesia: rimas, não linearidade do texto, linguagem condensada.       

      4ª etapa

      Joguinho: maneira lúdica de aprender

 a) A professora apresentará aos alunos o joguinho pelo computador:

  30 MANEIRAS DE VOCÊ CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO NOSSO PLANETA  

         http://www2.uol.com.br/ecokids/salveopl.htm#   

    Cada aluno escolherá um número e a professora abrirá o número escolhido. O aluno lerá em voz alta a sua maneira de contribuir para a preservação do planeta.

     E todos os alunos terão a sua vez de participar, brincando e aprendendo.

Recursos Complementares

*Cartilha da Casa da Natureza - Belgo Juiz de Fora - MG - Brasil

* Reciclar: Verônica Bonar - Editora Scipione  :  

              Vidro

              Plástico

              Metal

              Papel

             Madeira

             Alimento

*Que planeta é esse?: Regina Coeli Rennó ( Livro de imagens)

Avaliação

     A professora fará uma avaliação processual de seus alunos para certificar-se se eles alcançaram os objetivos propostos:

     * Comprenderam o significado da palavra Ecologia.

     * Aprenderam a retirar informações de textos exposiivos.

     * Entenderam as diferenças entre um texto narrativo e um expositivo. 

     * Envolveram-se ativamente nos trabalhos.