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Todo o azul do mar! (o que é mar?)

Autor e Co-autor(es)

Leda Maria Correa Moura imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá:

  • Enumerar os oceanos;
  • Diferenciar oceano de mar;
  • Caracterizar os tipos de mar;
  • Didentificar acidentes geográficos litorâneos;
  • Relacionar os mares com o desenvolvimento humano;
  • Interpretar mapas.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dominar o conceito de Coordenadas Geográficas;
  • Identificar e escrever no gênero literário prosa poética (professor, você deve pedir para o colega de Língua Portuguesa ajudar).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

Atividade 1

Professor, inicie esta aula apresentando aos seus alunos uma série de imagens de oceanos e mares. Uma sugestão é "Oceanos", disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_LrqHsE08GY&feature=related.(Acesso em 03 de maio de 2010.) Se preferir, você pode fazer sua própria série de slides.

Após a apresentação converse com os alunos perguntando o que lhes chamou a atenção no apresentação. peça que levantem questões tendo os oceanos e mares como foco. No decorrer da conversa peça que diferenciem Oceanos e Mares; também traga questionamentos para essa discussão:

  • Qual a relação dos oceanos e mares com o desenvolvimento humano?
  • A poluição chega até os oceanos? Como?

Incite sempre os alunos a responder e/ou a fazer novos questionamentos. Anote as dúvidas espontâneas e as certezas dos alunos sobre o assunto no quadro e, a partir dessas dessas dúvidas e certezas, apresente os objetivos das próximas aulas.

Atividade 2

Professor, apresente aos seus alunos um mapa-múndi (pode ser mais de um - relevo, continentes, político, climáticos, ...) e converse com eles a respeito das cores utilizadas. É preciso que eles identifiquem como estão representadas as terras emersas (cores diversas dependendo do tema do mapa) e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade).

Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces (rios, lagos, lagoas).  

Abaixo duas sugestões de mapa-múndi:

Após a identificação das terras e das águas, continue a conversa localizando os oceanos. Mostre que eles estão interligados e que, muitas vezes, adentram os continentes: são os mares, baías, golfos, enseadas, lagunas.

Definições de mar:

1. "O mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural, como o Mar Cáspio e o Mar da Galileia." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar. Acesso em: 25 nov 2009). 

2. "Massa líquida que circunda os continentes (oceano), ou os penetra (mar interior)." (http://www.priberam.pt. Acesso em: 25 nov 2009). 

Pergunte se eles conhecem algum mar ou se já ouviram falar de mares. Anote no quadro o nome dos mares que eles lembrarem. Você pode ajudar para que a lista fique maior (Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar do Japão, Mar do Caribe, Mar do Norte, Mar Morto...).

Aula 2

Atividade 3

No laboratório de informática, peça aos alunos que, utilizando o Google maps (http://maps.google.com.br), procurem os mares listados na aula anterior. Esta tarefa deve ser feita em grupos, cada grupo ficando responsável por um ou dois mares. Esta pesquisa deve ser apresentada na aula seguinte. 

Mar Morto: imagens obtidas por meio do Google maps em 25 nov 2009.

   

Ao localizarem os mares no mapa virtual, os alunos devem:

  1. dizer sua localização (em qual continente fica; sugerimos o uso do Google maps, caso você possa usar o Google Earth solicite, também, as coordenadas geográficas dos pontos extremos dos mares procurados);
  2. o mar está conectado a qual oceano;
  3. caracterizar o mar (mar fechado, mar mediterrâneo, mar interior, ...);
  4. citar a importância histórica daquele mar (para isso eles precisarão procurar em outros sites);
  5. citar a importância atual daquele mar (para isso eles precisarão procurar em outros sites).

Aula 3

Atividade 4

Os alunos devem apresentar a pesquisa sobre os mares para a turma. Solicite que a apresentação seja feita no Google docs para que eles possam disponibilizá-la depois de verificados por você. Todos os itens solicitados na pesquisa devem aparecer na apresentação. Caso a turma tenha uma página, peça que façam link da página para as apresentações (o google docs disponibiliza o endereço eletrônico quando você compartilha o documento para todos acessarem).

Outra opção é deixar a apresentação livre, para que os alunos busquem formas alternativas de apresentar suas pesquisas.

Aproveite o momento de discussão da apresentação de cada grupo para inserir os conceitos de outros acidentes geográficos litorâneos (eles podem gerar dúvidas porque algumas vezes o que difere um acidente de outro é o tamanho/extensão). É o caso de: baía, enseada, golfo, laguna (a imagem abaixo é um pequeno esquema das possibilidades de relevo litorâneo).

Aula 4

Atividade 5

Outro ponto que pode ser discutido é a questão ambiental no que se refere ao envio de dejetos e lixo para os oceanos, à preservação das espécies marinhas, à ocupação desordenada da faixa litorânea. Uma sugestão para essa discussão é o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XwvYzmk-NjY:  Sopa plástica: o lixão do Oceano Pacífico (exibido no programa fantástico).

Roteiro para a discussão do vídeo:

  1. passe o vídeo inteiro;
  2. pergunte aos alunos o que eles entenderam do vídeo;
  3. repasse o vídeo, com pausas:
  • pausa 1: 33" - localize com os alunos, no mapa, o lugar que o vídeo mostra;
  • pausa 2: 1' 12" - será que alguma vez, algum de nós contribuiu com essa lixeira gigante?
  • pausa 3: 2' 36" - será que alguma vez, um de nós jogou sacola de supermercado na praia? Ela poderia ter ido para esse lugar?
  • pausa 4: 4' 11" - que objetos estranhos vocês já encontraram na praia?
  • no final do vídeo: já pensaram as praias brasileiras sem areias, só com lixo?

Atividade 6

Solicite aos alunos que escrevam um texto em forma de prosa poética sobre os mares ou sobre os oceanos. Peça que incluam as informações obtidas nas pesquisas e nas discussões. O texto vai ficar bem legal, pois vai mesclar sentimento e ciência. (Veja nos recursos complementares sobre o tema).

 

Atividade 7

Em uma das reuniões que a escola organizar para a comunidade, faça um varal com os textos dos alunos. Caso sejam desinibidos, eles podem fazer uma leitura dramática.

Outra opção (que não exclui a primeira): mesmo que seu município seja litorâneo, e se for possível, organize uma excursão para conhecer o litoral e a forma como está ocupado pode garantir a aprendizagem.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mapa Mundi: projeção de mercator Mapa

Recursos Complementares

 Sugestões para o professor:

 

Avaliação

Deve acontecer no decorrer de todas as atividades. Os critérios:

  1. o aluno participou da leitura dos mapas-mundi contribuindo com a discussão;
  2. o aluno participou da pesquisa em grupo trabalhando coletiva e colaborativamente;
  3. o aluno particpou da apresentação da pesquisa;
  4. o aluno contribuiu para a verificação da apresentação e para sua postagem na web;
  5. o aluno escreveu o texto de acordo com o solicitado.

Lembre que estes critérios podem e devem ser utilizados em cada encontro, pois a avaliação é processual.