Portal do Professor

Início do Conteúdo

Etanol, o combustível verde - O Brasil está preparado para abastecer o mundo?

Autor e Co-autor(es)

Nilton Goulart de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a importância do etanol como biocombustível; Perceber o jogo geopolítico das fontes renováveis de energia versus o petróleo; Visualizar aspectos positivos e negativos do Programa Nacional do Álcool - Pró-Álcool;

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

geopolítica sul-americana, fontes alternativas de energia

Estratégias e recursos da aula

Aula 01 - Uma Sintese da História do Álcool no Brasil

O etanol, também conhecido como álcool etílico encontra uma ampla aplicação na vida cotidiana do brasileiro seja como solvente industrial, anti-séptico, conservante, componente de diversas bebidas, em desinfetantes domésticos e hospitalares, solvente de fármacos importantes. Além do uso caseiro ou industrial  o etanol se tornou uma molécula estratégica para a economia brasileira como uma alternativa energética viável, já que Brasil tem tradição e conhecimento na produção deste biocombustível para a substituição gradativa do petróleo.

Trabalhar com seus alunos a questão do álcool combustível, é tratar de um tema estratégico da soberania nacional e formar opinião sobre a questão energética mundial.

O etanol como combustível

Ao contrário do que se pensa, o uso do álcool como combustível acompanha o nascimento dos automóveis. Tem como características técnicas ser menos inflamável e menos tóxico que a gasolina e o diesel. Ele pode ser produzido a partir de biomassa (resíduos agrícolas e florestais). No Brasil, ele é gerado principalmente da cana-de-açúcar. Nos Estados Unidos, o milho é o mais usado.

O uso de álcool combustível teve seu primeiro ápice no país a partir da década de 70, com a crise de petróleo no mundo e o nascimento do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) em 1975, que incentivava o cultivo da cana-de-açúcar e provia recursos para construção de usinas, e tinha como apelo o fato de ser uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, o que possibilitou o desenvolvimento de uma tecnologia 100% nacional. Entretanto o projeto enfrentou a valorização do açúcar e o fim da crise do petróleo e tornou-se inviável.

Atualmente o álcool volta à cena, diante dos conflitos internacionais, que influenciam fortemente o preço do barril de petróleo. Tanto a União Européia quanto os Estados Unidos, voltam sua atenção esse nosso combutível.

O Brasil se torna, portanto, o país do combustível verde, o que tem aspectos positivos e negativos. Para entender um pouco da conjuntura atual, apresente esses dois gráficos e solicite que seus alunos interpretem:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/producao-etanol1.jpg

Fonte: www.biodieselbr.com

  • Qual o país que se destaca na produção de etanol, conforme o gráfico?
  • Quais as fontes de produção do etanol em escala comercial?
  • Quais os países que mais consomem esse biocombustível?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/custo-producao-etanol1.jpg

Fonte: www.biodieselbr.com

Na sequência analise o segundo gráfico. Perceba que com a técnica, os custos diminuem e a oferta aumenta, fazendo com que o Brasil tenha grande vocação de exportador de etanol. Questione:

  • O que o país tem a ganhar, ingressando no mercado internacional de combustíveis?
  • Estamos preparados para abastecer o mundo?
  • Quais as consequências do aumento na demanda de etanol?

 

Ressalte que a liderança e competitividade brasileira no setor do etanol, foi obtida por longos anos de trabalho realizado por pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa e em empresas privadas. O resultado é uma valiosa bagagem de conhecimento e de tecnologia sobre a cana, seus derivados e sobre o processo de fabricação do etanol de cana. Solicite que façam apontamentos sobre as ídeias discutidas até então sobre o tema e que as tragam na próxima aula.

Aula 02 - Problemas ambientais com o cultivo da cana-de-açúcar

Inicie sua aula com uma breve exposição do que foi abordado na aula anterior e recolha os apontamentos dos alunos. Nessa segunda atividade, serão abordados os aspectos negativos da produção do etanol brasileiro e perspectivas de soluções.

Existem problemas que precisam ser resolvidos para que o álcool se torne realmente uma alternativa sócio e ambientalmente sustentável no Brasil.

São eles:

  • Monocultura da cana-de-açúcar;
  • Condição social e trabalhista da mão-de-obra empregada;
  • Primitivo processo de colheita (que obriga à queima da cana);
  • Produção de vinhoto (resíduos da fermentação do álcool)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/boiafria4-thumb.jpg

Solicite que seus alunos reflitam sobre esses aspectos, sobre o que eles entendem sobre essas dificuldades apresentadas acima.

Existem alternativas? Solicite que os alunos as aprensentem! Algumas sugestões são:

  • Geração de energia com o bagaço da cana;
  • Utilização do vinhoto como fertilizante;
  • Fim da colheita com o método de queimada;
  • Justiça Social e fiscalização trabalhista no trabalho dos cortadores de cana;

Produção brasileira de cana-de-açúcar

O etanol é produzido no Brasil essencialmente nas regiões sudoeste e nordeste do Brasil. O Brasil tem uma área total de 851 milhões de hectares, sendo que, somente em 6 milhões de hectares, está concentrado o cultivo de cana-de-açúcar. A plantação de milho e soja ocupa atualmente 34 milhões de hectares e pecuária, outros 220 milhões.

Solicite que identifiquem na figura, quais as regiões em que a produção do etanol se localiza, e quais suas implicações e consequências.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1655/imagens/mapa_do_etanol.jpg

Fonte: www.veja.com.br

Perspectivas futuras

A qualidade da tecnologia que o Brasil tem na produção de etanol proveniente de cultivos de cana-de-açúcar é inquestionável. Durante algumas décadas, o país recebeu investimento volumoso dos diferentes governos para o estabelecimento deste cultivo como prioritário e estratégico.

Dentro da linha de análise de projeções futuras, divida a sala em três grupos, a saber:

  • Os defensores do etanol;
  • Os contrários ao etanol;
  • Uma comissão que escutará as partes e analisará se o etanol é positivo ou não para o país.

Os argumentos de defesa e de acusação devem ser os que foram desenvolvidos e discutidos em sala de aula.

Avaliação

Participação qualificada nos debates; Partipação na análise de vantagens e desvantagens do etanol