Portal do Professor

Início do Conteúdo

A PRESENÇA DO FOLCLORE NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:leitura e escrita

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno:
* Criar o gosto pela leitura e pela escrita.
* Ampliar seu repertório linguístico-discursivo.
* Tornar-se um leitor e escritor proficiente.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula


JUSTIFICATIVA

      As histórias em quadrinhos constituem um gênero textual especialmente atraente para os alunos e que envolve, sem sombra de dúvida, o maior número de leitores. O texto literário é resumido ou ausente, mas a compreensão é facilitada porque se apóia nos desenhos.
      A produção de textos a partir das histórias em quadrinhos, por esses motivos, flui com naturalidade, a interlocução propicia a produção de novos sentidos, a criação é estimulada, a coerência é garantida pela seqüência de gravuras e o interesse dos alunos é sustentado pelas ilustrações coloridas.
     Somando-se aos fatores apresentados, a variedade de gêneros textuais oferecidos aos alunos dinamizam as aulas, atendem às diferentes preferências e flexibilizam as estruturas linguísticas dos aprendizes.

ATIVIDADES

1ª etapa

a) A professora iniciará uma discussão oral com os alunos, recuperando os conhecimentos anteriormente adquiridos sobre os personagens do folclore e suas lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, saci Pererê, Caipora, Boto, Cobra d’água, etc.
b) Distribuição aos alunos da seguinte história em quadrinhos:

undefined undefined undefined undefined undefined


c) Leitura silenciosa do texto.
d) Interpretação oral da história:

*Quais são os personagens?
*Qual foi o cenário onde ocorreu a história?
*Observe os quadrinhos e complete com a dúvida da Rosinha e o esclarecimento do Chico Bento:

. 3º quadrinho
. 5º quadrinho
. 8º quadrinho
. 13º quadrinho
*Qual foi o desfecho da história?

f) *No texto aparecem várias onomatopéias. (Recordar com os alunos esse conceito já estudado):
“Onomatopéias são palavras que representam sons”.

*Quais são as onomatopéias que aparecem no texto? O que elas representam?

- AUUUUU : uivo de lobo
- RIIIINNCHH: relinchado
- PLOSH... PLOSH...: barulho de natação
- TUM... TUM...: pulos
- TEC... TEC...: tremedeira

2ª etapa

PRODUÇÃO ESCRITA 1
A professora estimulará seus alunos a produzirem a história escrita para a história em quadrinhos.
Ela será feita primeiramente no rascunho, aproveitando-se folhas usadas. Depois de corrigida, será passada a limpo e ilustrada.
As histórias poderão ser afixadas no mural da sala, para a apreciação de todos.

PRODUÇÃO ESCRITA 2
a) Distribuição aos alunos da seguinte gravura:

undefined

b) Leitura oral coletiva da gravura.
c) Produção escrita da história que poderá acontecer em duplas ou de acordo com outra estratégia de interesse da professora.
d) Leitura oral das histórias produzidas para toda a turma.

undefined

Avaliação


AVALIAÇÃO
Durante a realização de todas as atividades, a professora auxiliará seus alunos e observará se:
• Perceberam a presença dos personagens folclóricos na história em quadrinhos;
• Descobriram os conflitos da personagem Rosinha e as soluções apresentadas pelo personagem Chico Bento;
• Criaram seus textos escritos com prazer e desenvoltura;
• Estão apresentando um bom nível de leitura e escrita, considerando seu nível de aprendizagem.